26/06/09

O novo Provedor de Justiça


Quando o PS e o PSD decidiram tratar seriamente do caso, a figura do futuro Provedor de Justiça emergiu sem dificuldade. Alfredo José de Sousa reúne, segundo o Público, o consenso dos dois maiores partidos e, por certo, não será mal recebido pelos restantes. Mas como explicar a humilhação infligida a Nascimento Rodrigues e, de certa maneira, a Jorge Miranda? A facilidade com que chegaram a este nome de consenso prova que, anteriormente, os dois maiores partidos estavam longe de agir com boa-fé política. E nesse devaneio pouco se importaram com o estado de saúde do ex-Provedor ou com a necessidade de dar credibilidade ao cargo. É com isto que lentamente se vai corroendo a legitimidade das instituições.

Adenda - Post corrigido graças a José Trincão Marques. De facto, havia uma lamentável troca entre Alfredo de Sousa e Alfredo José de Sousa (cf. explicação nos comentários).

3 comentários:

José Trincão Marques disse...

O Provedor de Justiça não é Alfredo de Sousa, como referes no post, mas sim Alfredo José de Sousa, cuja foto e breve biografia podem ser vistas aqui:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1388852

http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/522973

O Senhor que indicaste como tendo sido nomeado para o cargo, já faleceu há quinze anos (como costa do teu link).

Com todo o respeito pelo falecido Prof. Alfredo de Sousa, este lapso não deixa de ter a sua ironia...

Jorge Carreira Maia disse...

Obrigado,

Quando fiz o post surgiu-me a dúvida. E quando coloquei o link para a biografia não reparei que no topo estava o ano do nascimento e da morte de Alfredo de Sousa. A ideia que eu tinha de Alfredo Sousa era de alguém ligado ao PSD, com quem Cavaco tinha tido problemas na Universidade, e que teria morrido atropelado. Mas fiquei na dúvida e achei que estava enganado nessa memória. Pensei mesmo que já não era capaz de me recordar do nome dessa pessoa. Achei as fotografias um bocado dissemelhantes mas não liguei. A coisa começa a ficar preocupante. Obrigado pela correcção. Vou corrigir o post.

Abraço,

JCM

Anónimo disse...

Isto esta a ficar bonito....o Prof o verdadeiro prof morreu.... foi atropelado....veio outro lembrar-me o que eu tento esquecer faz muitos anos....porque morreste prof? e logo desta maneira?....o mundo dos economistas portugueses contigo vivo seris difrente....eu acredito que este homem com nome muito igual ao teu nomréado para provedor vai fazer estragos nas ervas daninhas do meu pais....ao prof falecido e meu bom mestre descança em paz até que alguem se lembre de investigar por morreste assim.....ao provedor boa sorte....ao dono do blog continu a ver o mundo durante muitos e bons anos....arlete