27/06/09

Prémio Lemniscata



Pronto! Foi-me atribuído um prémio, ou uma nomeação, ou sei lá o quê. O Prémio Lemniscata, seja lá isso o que for. Estava uma pessoa muito descansada e zás. Vai ao Ponteiro Parados, como é hábito, e encontra lá isto, por excesso de amabilidade da Ivone. Nestas coisas há sempre o outro lado. No caso do averomundo, o outro lado é a tentação quase diária, de há uns meses para cá, para pôr cobro à experiência. Mas lá vou andando, post aqui, post ali. Mas o outro lado tem sempre um direito e um avesso. O avesso deste outro lado é ter de atribuir, para que a corrente continue, umas nomeações. Julgo que são seis, o que para mim são demais, a fazer fé no que tenho visto por outros lados.

Por mim, fazia apenas duas nomeações. São aquilo que eu chamo os blogues PP.

Ponteiros Parados - isto não se trata da economia do dom, logo não é retribuição de dádiva anterior. Gosto das reflexões do Zé - menos as que se referem à questão religiosa, mas isso deve-se ao "defeito genético" de que ele sofre e que lhe enviesa o raciocínio sobre o fenómeno - e das suas excelentes fotografias. Gosto e muito do tom pesporrente de muitos dos postais da Ivone. Tenho inveja de não ser eu a escrever aquelas coisas.

Portugal dos Pequeninos - João Gonçalves tem a melhor escrita sobre política na blogosfera e apenas comparável à de Vasco Pulido Valente, na imprensa. Tem uma retórica excelente e, apesar de não partilhar com ele a sua admiração pelo dr. Salazar nem o desvelo pelo PSD, sinto que tem uma noção de comunidade e de bem público que me é próxima.

Blasfémias - raramente concordo com o que se escreve lá, mas gosto do espírito da coisa, e, por vezes, não muitas, até faço lá uns comentários ou "pego-me" com João Miranda.

Combustões - outro blogue muito bem escrito, politicamente conservador, mas que evidencia também um espírito de comunidade que é próximo do meu. E aprendo muito por lá, fundamentalmente sobre o Oriente.

Bicho Carpinteiro - os pequenos e sibilinos comentários de Medeiros Ferreira são pérolas do comentário político que não perco. Sem o espalhafato do Prof. Marcelo, Medeiros Ferreira é um maquiavélico praticante. De alto coturno. Já acho dispensável os postais de Joana Amaral Dias, uma pesporrência que não admiro. Nem todas as pesporrências são iguais.

De Rerum Natura - indispensável blogue sobre ciência. Genericamente gosto do que lá se escreve, incluindo os postais da pedagoga de serviço, Helena Damião. O destaque, porém, vai para Carlos Fiolhais. Dispensável era o filósofo de serviço. Com tantas coisas interessantes que a filosofia tem para dizer, mesmo sobre a ciência, e logo haveria de calhar um analítico.

Eis a minha selecção. Deve haver coisas melhores, mas não tenho tempo. Há outras para as quais tenho tempo, mas seis são seis e não mais de seis.

Sem comentários: