16/06/09

A surpresa do embaixador


Não vou especular sobre a viagem do sr. Ahmadinejad à Rússia, em plena crise política iraniana. Certamente, ele terá os seus motivos e esses devem ser fortes. O que me surpreende é o facto do embaixador português em Teerão ter comentado o acontecimento. Segundo o Público, o «embaixador de Portugal em Teerão, José Moreira da Cunha, considerou hoje "surpreendente" a viagem do Presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, à Rússia quando o Irão vive uma "crise de grande tensão política e social".» Eu já percebi que cada vez estou mais desfasado da realidade. Devo ter parado no tempo, embora o tempo não tenha parado em mim. Eu julgava que embaixadores não eram comentadores e que se regiam pela prudência do silêncio. Sempre achei que as relações internacionais eram feitas por gente que não abria a boca, mesmo que fosse para dizer nada. Ou só falava se alguém os mandasse falar. Mas vivemos num mundo novo, onde os juízes comentam as sentenças e os embaixadores passam por analistas políticos com voz na comunicação social. Enfim, parece que também juízes e diplomatas se emanciparam e, dotados de autonomia, adquiriram o direito de publicitar a sua capacidade de se deixarem surpreender pela realidade.

1 comentário:

maria correia disse...

Também pensava que os embaixadores se regiam pelo silêncio e frases feitas, cordiais...que tanto davam para um lado como para o outro, enfim, diplomatas. Isto anda tudo ao contrário, these days...