11/06/09

A natureza da coisa


Cristiano Ronaldo foi transferido para o Real Madrid por uma verba na ordem dos 93 milhões de euros, a transferência mais cara de sempre. Aliás, o Real Madrid é o clube que pagou as quatro transferências mais caras na história do futebol mundial. Entre essas quatro, estão as de dois portugueses, Cristiano Ronaldo e Figo (transferido do Barcelona para o Real Madrid por 61,7 milhões de euros). O que mostra a natureza da coisa é que desse dinheiro todo não veio um centavo para Portugal. Os clubes estrangeiros compram os jogadores portugueses ao preço da uva mijona para depois os transferir, passado uns anos, a preços inimagináveis para o futebol da paróquia. Nós, que nos ufanamos de sermos muito espertos para o negócio, temos um belo espelho da nossa esperteza negocial. Se foi assim no comércio das especiarias, se foi assim no do vinho do Porto, por que haveria de ser diferente no futebol.
Adenda: vejo agora que o Sporting vai receber a extraordinária verba de 2,5 milhões de euros (quinhentos mil contos) pela formação inicial de Cristiano Ronaldo. O que não anula uma linha do que se escreveu em cima.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tem muita razão no que afirma, mas escapa-lhe um pormenor: seria Cristiano Ronaldo o jogador que é se tivesse passado os últimos cinco anos em Alvalade e não em Manchester, com Paulo Bento e afins e não com Alex Ferguson e companhia (incluindo Queirós)?
JB Lemos