10/05/07

Ver em DVD – Pollock, de Ed Harris

A crítica portuguesa arrasou o filme, o qual não passaria de um conjunto de estereótipos e banalidades sobre o pintor americano Jackson Pollock (interpretado pelo próprio realizador, Ed Harris, bastante parecido fisicamente com o pintor). Seja como for, crítica e críticos à parte, o filme (estreado em 2001) vale a pena e mostra a vida de um dos grandes pintores do século XX, dando a ver, também, algum do movimento cultural que estava a transformar Nova Iorque no centro da cultura mundial. Cruzam-se no filme Pollock, De Kooning, Tony Smith, todos artistas, o crítico Clement Greenberg e Peggy Guggenheim, uma das primeiras protectoras de Pollock.

O filme cruza uma visão sobre a vida de Pollock – o álcool, o mau génio, as amantes e a sua mulher, a pintora Lee Krasner, interpretada por Márcia Gay Harden e que ganhou o Óscar para melhor actriz secundária – com a tentativa de captar o mistério que habita todo o acto criativo.

Disso resulta toda a estrutura do filme: a tensão entre vida e criação. Esta tensão é mostrada de várias perspectivas: quando a vida e a criação seguem paralelas, quando se cruzam, quando se anulam, quando se destroem e chega a morte, em desastre de automóvel, no ano de 1956.

O filme mostra também, talvez demasiado ficcionalizados, os momentos em que Jackson Pollock descobre a sua singularidade artística ao descobrir e reconfigurar a sua técnica de pintura. Vale a pena ver, embora seja suspeito, pois Pollock é um dos pintores de que mais gosto e este gostar enviesa o olhar. Ficam também algumas reproduções de obras suas (para ver mais, consultar o sítio “ciudad de la pintura”: http://pintura.aut.org/).

Alchemy

Bald Woman with Skeleton

Croaking Movement

Sem comentários: