23/05/07

Música às quartas: 1 - Amália Rodrigues

Todas as semanas, à 4.ª feira, uma proposta musical. De fora fica a música erudita.

Para começar, Amália Rodrigues. Há uma edição da EMI que junta “O disco do Busto” com um disco para “estrangeiros” “For Your Delight” e “As Óperas”.

O “Busto” é uma obra notável, quase todo musicado por Alain Oulman, a excepção é “Povo que lavas no rio” e “Estranha forma de vida”, músicas de Joaquim Campos e de Alfredo Marceneiro, respectivamente. Representa um corte com a tradição do fado popular e a entrada de poetas eruditos dentro da canção de Lisboa. Quatro de nove das letras são de David Mourão-Ferreira e uma de Pedro Homem de Mello. Há ainda textos de Luís de Macedo e um de Amália Rodrigues, aliás excelente. Nenhuma das fadistas actuais mais interessantes seria possível sem este disco.

“For Your Delight” é um disco para estrangeiros e nunca tinha sido editado em Portugal. É um disco que, segundo o booklet, foi pensado em paralelo com o Busto. A presença de Alain Oulman é, porém, menor, bem como a de David Mourão-Ferreira. A maioria dos poemas é de António de Sousa Freitas. Numa das faixas extras é cantado um poema de Camões.

“As Óperas” são ensaios de Amália com Alain Oulman ao piano. O nome tem um carácter depreciativo e era a expressão de um certo ressentimento por parte dos guitarristas relativamente ao papel que o piano começava a desempenhar no mundo do Fado. O CD é completado com uma entrevista feita por Henrique Mendes a Amália, Alain e David Mourão-Ferreira, em 1962, ano de saída do “Busto”.

O booklet é um acompanhante essencial e esclarecedor. A edição é da EMI, de 2002.

Para além de tudo isto, há a voz sublime de Amália Rodrigues.

Sem comentários: