01/05/07

Denuncias tu, denuncio eu...

No Público on-line lê-se o seguinte: «A proposta de lei anti-tabaco que o Parlamento discute amanhã na generalidade poderá obrigar os proprietários dos cafés e restaurantes com menos de cem metros quadrados a denunciar os clientes fumadores.

De acordo com a proposta de lei caberá ao proprietário do estabelecimento “chamar as autoridades administrativas ou policiais, as quais devem lavrar o respectivo auto de notícia”.»

Depois das instruções para os funcionários públicos se denunciarem entre si, nos casos de corrupção, agora aparece um novo apelo à denúncia. Esta inédita política socialista merece uma atenção cuidada.

1. Até que ponto se desnaturou o Partido Socialista, para passar do partido da liberdade para o governo do incentivo aos denunciantes? Extraordinário nível ético o desta gente.

2. Por falta de imaginação e por impotência política, esta gente que nos governa acha que todos se devem tornar numa espécie de polícias de serviço. Certamente, dirá uma daquelas mentes brilhantes ´que pululam no governo, que a causa é boa. Mas não é sempre em nome das boas causas que se cometem as maiores atrocidades?

3. Com esta política escusa-se de gastar dinheiro em investigação policial. Dispense-se a Judiciária. Eis mais uma forma genial de equilibrar o défice das contas públicas.

4. Qual o grande desígnio de Sócrates? Parece que o plano tecnológico foi deglutido e agora descobriu um plano muito mais amplo e interessante: tornar os portugueses num povo de denunciantes. Começa pela função pública, passa para os comerciantes da restauração, amanhã onde se chegará? Nem o Prof. Salazar, apesar dos inúmeros «bufos», o conseguiu.

Sem comentários: