07/05/07

Aparências 1 – A vitória de Jardim

Segundo parece esta foi 2.ª maior vitória de Alberto João Jardim, numas eleições regionais. O PS Madeira ficou pulverizado. Mas será esta vitória de Jardim uma vitória efectiva? Embora ninguém o tenha sublinhado, apesar do carácter plebiscitário da eleição, Jardim não obteve a sua maior vitória de sempre. Mas o importante não é isso. O que desencadeou a demissão de Jardim foi o corte orçamental levado a efeito pelo executivo de Sócrates, e esse corte permanecerá. À partida, as eleições não serviram para nada, a não ser mas confortar o ego fragilizado de Jardim. Ele perdeu, apesar da grande vitória de ontem. Perdeu porque deixou de ser capaz de influenciar as decisões de Lisboa. Contrariamente ao que se possa pensar, a política da Madeira passa pouco pelo eleitorado madeirense e muito pelo beneplácito dos governos de Lisboa. Jardim é derrotado porque perdeu o crédito em Lisboa. Sócrates tirou-lhe o dinheiro e Cavaco Silva não se opôs.

Que pode agora fazer Jardim? Conduzir uma guerrilha institucional sob a ameaça de separatismo? Onde é que isso o pode levar e aos madeirenses? A um beco sem saída, para além do facto não comover ninguém no continente.

Um outro equívoco é ver o resultado da Madeira como uma vitória do PSD e uma derrota do PS. As coisas são mais complexas. Esta vitória do PSD – Madeira enfraquece o PSD nacional, e a derrota do PS – Madeira, está longe, muito longe, de ser má para o governo de Sócrates. Ninguém já tem «saco», no continente, para o discurso de Jardim. E, neste caso, até é possível que ele tenha alguma razão.

Sem comentários: