29/05/07

Triste tristeza

Triste tristeza. Olho a fotografia e tenho vontade de corar. De vergonha, claro. Sócrates e mais uns maduros interrompem o natural fluir da vida quotidiana dos moscovitas, apenas para um exercício que combina a propaganda mais descarada (será que temos um novo SNI?) e o narcisismo mais insuportável. Que inteligência política terá um homem que se permite tal espectáculo? Não terá percebido Sócrates que toda a gente sabe que nada naquela corrida é verdadeiro? Que ela não leva a lado nenhum? Não perceberá que aquilo é a confissão da sua nulidade enquanto figura política? Ele pensa que acreditam que o jogging é o símbolo da sua modernidade?

Sou mais ou menos da idade de Sócrates. A educação que recebi foi sempre a de ser discreto. Nada de admirar, era a educação corrente, na altura. O tecido social, de uma forma mais ou menos transversal, valorizava a discrição, o recato e a modéstia. Claro que sempre houve gente que gostou de chamar a atenção sobre si, mas era olhada como padecendo de algum mal particularmente pouco recomendável. Quem pensa Sócrates que é, para dar tão triste espectáculo? Ele achará que Putin e os russos ficarão embevecidos com os seus dotes atléticos? Ou aquilo dirige-se aos cafres que governa?

Meus Deus, não será altura de olhares para os dirigentes portugueses e dar-lhes um bocadinho de senso, amor-próprio e respeito pelo país? Valha-nos a santinha, já que nem S. Cirilo nem S. Metódio evitaram tanto despropósito.

[Fotografia de Ricardo Oliveira, no Expresso on-line: http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=395987o.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=395987 ]
[Ícone de S. Cirilo e de S. Metódio: http://www.ecclesia.com.br/Biblioteca/hagiografia/ss_cirilo_metodio.htm]

Sem comentários: