Música às quartas - 2. Meredith Monk, Volcano Songs
Meredith Monk, Volcano Songs. A autora “integra” a vanguarda musical que faz uma aproximação entre o jazz e a música erudita e, no caso dela, a música para teatro. O resultado é, por norma, bastante interessante e consistente. Na entrevista inserta no booklet que acompanha o disco, Monk, a uma pergunta sobre as suas raízes musicais, responde: “Sempre me senti como fazendo parte daquilo que penso ser a tradição independente americana. Estranhamente, muita actividade dessa tradição ocorreu na Costa Oeste levada a efeito por indivíduos que não seguiam o caminho da tradição europeia, mesmo se nela tinham sido formados. Senti-me, muitas vezes, muito próxima dessa forma de pensar.” Esta tradição remete para figuras John Cage, Henry Cowell, Lou Harrison, Steve Reich, Terry Riley, entre outros.
O CD Volcano Songs é de 1997, da etiqueta ECM, com uma belíssima capa, e é composto por 15 faixas, que incluem as "Vulcano Songs" (duetos e solos), o “New York Requiem”, a “St. Peterburg Waltz”, a peça “Three Heavens and Hells” e duas “Light Songs”. Para além de Meredith Monk, encontramos Katie Geissinger, Allison Easter, Dina Emerson (voz) e Nurit Tilles e Harry Huff (piano).
Esta obra, como outras da autora, é uma exploração da voz como instrumento musical. Não é o sentido da palavra que se joga aqui – aliás, à maneira do jazz – mas a exploração do som. Mas esta exploração faz lembrar a música erudita de vanguarda. Sobre Volcano Songs, a autora diz: “Volcano Songs não é sobre nenhum lugar em particular [ao contrário de anteriores obras]. Pensei nos duetos, que iniciam o disco, a partir dos processos da natureza, e os solos foram pensados como pequenos retratos em esboço de cinco diferentes seres.”
O CD Volcano Songs é de 1997, da etiqueta ECM, com uma belíssima capa, e é composto por 15 faixas, que incluem as "Vulcano Songs" (duetos e solos), o “New York Requiem”, a “St. Peterburg Waltz”, a peça “Three Heavens and Hells” e duas “Light Songs”. Para além de Meredith Monk, encontramos Katie Geissinger, Allison Easter, Dina Emerson (voz) e Nurit Tilles e Harry Huff (piano).
Esta obra, como outras da autora, é uma exploração da voz como instrumento musical. Não é o sentido da palavra que se joga aqui – aliás, à maneira do jazz – mas a exploração do som. Mas esta exploração faz lembrar a música erudita de vanguarda. Sobre Volcano Songs, a autora diz: “Volcano Songs não é sobre nenhum lugar em particular [ao contrário de anteriores obras]. Pensei nos duetos, que iniciam o disco, a partir dos processos da natureza, e os solos foram pensados como pequenos retratos em esboço de cinco diferentes seres.”
Uma experiência contaminante da contaminação...
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