21/05/08

Um problema de confiança nas provas de avaliação

O GAVE (Gabinete de Avaliação Educacional), segundo a Lusa, veio responder hoje às críticas feitas pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) sobre as provas de aferição do 4.º e 6.º ano. A SPM referia a existência de questões demasiado elementares nas provas. Como toda a gente já percebeu, a fiabilidade dos resultados das provas de aferição já realizadas bem como dos exames a realizar é praticamente nula. Porquê? Porque o Ministério da Educação acabou por politizar exames e provas de aferição através da sua política educativa. Muita gente suspeita de que as provas estão feitas de forma a o Ministério poder vir dizer que a sua política está a dar resultados. Ninguém, no sistema educativo, tem confiança naquilo que é controlado pelo Ministério da Educação.

1 comentário:

Alice N. disse...

Falta uma letra na sigla GAVE.
Assim, se me permite, onde se lê "GAVE" deve ler-se "GRAVE".

O GRAVE (Gabinete Redutor de Avaliação Educacional) traz-nos o simplex no seu máximo esplendor.

O GRAVE ama o que é fácil e, com provas doces, estende-nos os braços, dizendo-nos "vem por aqui".

O GRAVE não quer regras, nem tratados, nem filósofos, nem sábios... Não, o GRAVE não quer ir por aí. O GRAVE prefere becos lamacentos e abismos e desertos.

O GRAVE sabe por onde vai e para onde quer ir.

Nós, porém, cruzando os braços, em uníssono, ao GRAVE dizemos:

- A nossa glória é criar Humanidade, mas se ao que buscamos saber não podes nem sabes responder, ouve o nosso eterno e luminoso cântico:

Sabemos por onde vais
Sabemos para onde vais
Mas nós não vamos por aí!


Alice N.

(Eu sei que foi uma maldade servir-me assim do belíssimo poema de José Régio, mas não resisti.)