27/05/08

As evidências de Mário Soares

O dr. Mário Soares, no artigo de hoje no DN, lembrou-se que o PS é um partido de esquerda. Não sei se comoveu o engenheiro e aquela gente que, vinda da jota ou da universidade, quer um lugar ao sol, isto é, ao lado dos grandes homens do dinheiro. Seja como for, o velho Soares lá lembrou a evidência: “Até porque, como têm estado a demonstrar os países nórdicos - a Suécia, a Dinamarca, a Finlândia - as políticas sociais sérias estimulam o crescimento, contribuem para aumentar a produção e favorecem novos investimentos. Este é o objectivo geostratégico para o qual deveremos caminhar, se quisermos evitar convulsões e conflitos.”

Mas como uma evidência nunca vem só, e Soares sabe mais de política a dormir que o PS todo e acordado, lá sugeriu uma segunda evidência ao engenheiro: “Em Portugal, permito-me sugerir ao PS - e aos seus responsáveis - que têm de fazer uma reflexão profunda sobre as questões que hoje nos afligem mais: a pobreza; as desigualdades sociais; o descontentamento das classes médias; e as questões prioritárias, com elas relacionadas, como: a saúde, a educação, o desemprego, a previdência social, o trabalho.”

Soares já percebeu a camisa-de-forças onde o PS está metido. Se Ferreira Leite ganhar o PSD, lá se vão os votos da direita. Aos que vinham da esquerda, Sócrates, desprezou, maltratou e humilhou. E os problemas da pobreza, das desigualdades sociais e o descontentamento das classes médias não se resolvem com reflexões. Para quem votou em Sócrates e foi por ele absolutamente maltratado não haverá maior prazer do que ver o PSD, por um lado, e o PCP e BE, por outro, a apertarem a camisa-de-forças. Dirá apenas: que a força não lhes falte.

1 comentário:

Alice N. disse...

Não podia estar mais de acordo! Subscrevo cada uma das suas palavras.

Quanto a Mário Soares, onde tem estado este tempo todo? Por que razão manteve o silêncio até agora? Que foi feito do famoso "direito à indignação"? Não se sentiu incomodado nem indignado - diria mesmo envergonhado - com certas atitudes e medidas tão pouco consentâneas com as ideias de democracia e justiça social (supostamente) defendidas pelo PS? Pelos vistos, o "direito à indignação" de Mário Soares é muito selectivo... Ah! a lógica dos interesses partidários! Como os valores podem ser tão facilmente calados, recalcados, relativizados...

Agora que suas excelências sentem o poder a fugir-lhes das mãos (pelo menos, a maioria absoluta), ai Jesus que nós somos um partido muito sensível às questões sociais! Ai Jesus que nos preocupamos muito com os problemas da população! O PS é um partido que está próximo do povo e que governa a pensar no bem do povo, pois então!
Que cinismo! Enganam-nos, espezinham-nos, usam chicote, riem-se de nós e ainda nos chamam acéfalos!

Mas, não há mal que sempre dure nem poder que nunca acabe! O PS ainda vai beber do seu próprio veneno e afogar-se no lamaçal que criou. Quando tal suceder, quem sabe suas excelências se agarrem a um espelho e comecem, finalmente, a compreender...
Abençoado poder de voto!

Alice N.