25/05/08

Tchaikovsky - Overture 1812

Milan Kundera quando quer apresentar um exemplo de kitsch refere Tchaikovski. A facilidade de música para o ouvinte e um certo romantismo delicodoce convergem para dar razão ao escritor checo. No entanto, tenho uma dívida impagável para com Piotr Ilich Tchaikovski. Foi através dele que eu, sem qualquer educação musical, penetrei no mundo da música erudita. É provável que tenha sido essa "facilidade" que me permitiu a entrada nesse mundo. Uma das peças que eu então ouvia e que me enchiam de entusiasmo era precisamente esta Abertura 1812. É por isso que, apesar de raramente ouvir Tchaikovsky, mantenho uma certa distância das palavras de Kundera. Não devemos desprezar quem nos abriu um caminho. Neste vídeo, a Abertura é dirigida por Seiji Ozawa à frente da Filarmónica de Berlim.


Tchaikovsky - Overture 1812
Colocado por beautifulcynic

1 comentário:

maria correia disse...

Esta abertura não é tão fácil assim...deixe lá, ainda hoje oiço com gosto o Lago dos Cisnes, apesar de ter passado pelo crivo inteirinho da dodecafonia...