30/05/08

O despedimento dos fumadores

Aproximamo-nos da magnífica sociedade que habita a cabeça do engenheiro Sócrates. Segundo o Diário Digital, as entidades patronais estão a utilizar a lei do tabaco para instaurarem processos de despedimento com justa causa. De súbito, percebe-se melhor o que habita a cabeça dos que dirigem este desafortunado país, políticos ou patrões: a perseguição, o arbítrio, o despudor nas relações hierárquicas. Não bastava uma cultura formatada pela inquisição e a polícia política, haveria que juntar a cruzada pela sanidade. Mas o objectivo é sempre o mesmo: dominar a vida dos outros e salvaguardar a incompetência própria.

6 comentários:

Anónimo disse...

Apoderaram-se da rosa. Desfolham-na pétala a pétala. Mas é preciso
resistir em secretos jardins. Dizer é resistir.É por isso que eu digo.
E. Bento

Anónimo disse...

Apoderaram-se da rosa. Desfolham-na pétala a pétala. Mas é preciso
resistir em secretos jardins. Dizer é resistir.É por isso que eu digo.
E. Bento

CR disse...

Infelizmente já nada me surpreende.Cada povo tem o que merece.

maria correia disse...

Bela frase de Zé Bento: É PRECISO RESISTIR EM SECRETOS JARDINS. É isso que faço. E DIGO.

Jorge Carreira Maia disse...

Maria,

Só um pequeno reparo: a belíssima frase é do meu caro amigo Eduardo Bento, antigo professor de Filosofia na minha escola, e não de «Zé» Bento.

Já agora, a crónica do S de Salazar, no Jornal Torrejano, é também de um professor de filosofia, o Zé Ricardo Costa, não da minha escola, mas de outra aqui mesmo ao lado de casa. Merecem ser lidas todas.

Bom, não pense que os professores de filosofia de Torres Novas dominam a comunicação social local, apesar do Eduardo também possuir uma coluna no outro jornal local, O Almonda. Não é verdade.

maria correia disse...

Muito obrigada por me ter corrigido, JCM, e peço imensa desculpa a Eduardo Bento por o ter citado com o nome errado. Eu, que passo a vida atenta a citação de fontes,só me posso desculpar devido à beleza da frase me ter feito pensar mais nela do que no nome do autor! Aproveito, contudo, para recordar uma frase de Orson Welles, em F for Fake, com um plano da catedral de Chartres, e que dizia mais ou menos isto «Mesmo que se não conheça os nomes dos homens que a construíram, a beleza que emana é universal, ñão importa muito que se não conheçam os nomes...»
E é uma pena que os professores de filosofia não dominem a comunicação social de Torres Novas e não só...os que aqui leio escrevem muitíssimo bem. E pensam...coisa rara...Obrigada epeço, mais uma vez, imensa desculpa.