13/02/09

A santidade científica

Ontem foi dia de S. Darwin. Sempre me espanta o espírito religioso não apenas dos ateus mais acérrimos (a crença na inexistência de Deus é tão religiosa como o seu contrário), mas das gentes da ciência. Na galeria dos santos da ciência há alguns que são inevitáveis. S. Galileu, S. Darwin. Einstein está a caminho da beatificação. Estes santos têm os seus dias de culto e há cerimónias litúrgicas para os incensar. Não vejo, do ponto de vista da propensão geral da humanidade para a superstição, problema nenhum no assunto. No entanto, há duas pequenas coisas que sempre me acodem ao espírito quando vejo este tipo de rituais.

Em primeiro lugar, não esqueço que entre a ciência, produto da aliança entre a razão e a experiência, mediada pela imaginação, e a religião há um efectivo elo de ligação. Comte bem o pressentiu. A religião é um produto da imaginação, fundada numa certa experiência empírica do mundo e articulado pela razão. É do fundo religioso que vai emergir a filosofia, a qual estabelece o nexo, agora oculto, entre religião e ciência. Tende-se a esquecer que ambas são produtos das faculdades humanas e a obnubilar o efectivo traço que existe entre elas. Traço esse, aliás, que se manifesta na santificação e culto dos cientistas.

Em segundo lugar, a minha razão ri-se sempre um pouco (maldita razão céptica) com a pretensão da ciência como explicação do mundo. Não é apenas a revisibilidade a que os conhecimentos científicos estão sujeitos, devido ao progresso da investigação. É mais do que isso. Um dia chegará, poderemos imaginá-lo, em que as explicações científicas, isto é, o empreendimento da ciência, parecerá às mentes mais racionais desse tempo uma coisa tão irrazoável como hoje parece ser, para as mentes racionais, os discursos religiosos de Abraão, de Moisés, de Cristo, de Maomé, de Lao Tsé, etc. E estes discursos, podemos constatá-lo, representaram formas muito interessantes de razoabilização da vida humana.

Esta minha posição não representa uma atitude anticientífica. Mas entedia-me a tentação de absolutização, ainda que subreptícia, de uma coisa que só pode ser relativa e ter um significado relativo, pois é produto do espírito humano. Mas, note-se, o problema não está em retornar às velhas explicações criacionistas para contrapor a Darwin, ou ao cosmos ptolemaico-aristotélico em contraposição a Kepler e a Galileu. O problema é que talvez tenha chegado a hora de se começar a pensar na pós-ciência. Por vezes, interrogo-me que caminhos poderiam ser abertos por uma análise transcendental (atenção, à maneira kantiana) das faculdades humanas, agora porém iluminada pelos contributos da própria ciência, da neurobiologia, por exemplo.

Dir-me-ão: mas não será contraditório fundar-se na ciência a sua ultrapassagem? Eu respondo com duas perguntas: não foi na religião que se encontrou o fundamento da filosofia? Não foi na filosofia que se encontrou o alicerce que fez nascer a ciência?

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim, acredito que seja bem esse o caso, a pós-ciência como negação da negação. Mas justo por isso me incomoda que alguns blogueiros cultos, inteligentes e bem intencionados se satiafaçãm com levantar a lebre, ou a poeira. Não é uma ofensa, por favor, é uma provocação que, aliás, vale em primeiro lugar pra mim mesma. Há que começarmos já!, alguns, me parece, já começaram mesmo tal construção da pós-ciência. Você, por exemplo, exponha logo que tais caminhos poderiam ser abertos pela análise transcendental a lá Kant! Veja quem o está fazendo, onde, se mal, se bem! Denuncie, contribua! Se entrar nesse tipo de via pela academia é ruim, que entre aqui mesmo! Num blog! Acho mesmo que a pós-ciência é um trabalho para pós-acadêmicos!, cuja tarefa seria manter a seriedade, o rigor e o respeito pelo trabalho de cada um bem como pelo esforço coletivo, e deixar pra lá os títulos, as láureas e a fabricação em série de papers. Pensadores como você teriam muito a contribuir para superarmos logo a versão fast think (o fast food acadêmico)! Ou isso, ou o Darwin vira já já camiseta de rua e vamos viver todos no mundo da hiper-mercadoria e da selvageria pré-religião.