21/02/09

O convite

Por que razão terá José Sócrates convidado Hugo Chávez para estar presente no congresso do Partido Socialista (aqui)? Sim, claro que, segundo um responsável socialista, o convite se deve às relações fortes, blá, blá, blá... Mas nesta notícia da TSF, encontramos motivações bem mais fortes e pertinentes. Diz-nos ela que a produtividade média de cada português, nos anos de Sócrates, cresceu 2%, mas o rendimento médio, desde 2005, continua a afastar-se da média europeia. Um Partido Socialista que favorece uma distribuição do rendimento desfavorável ao mundo do trabalho, precisa de comprar uma aura de esquerda para tentar evitar a perda de eleitorado para o PCP e o BE. Chávez seria um óptimo emblema para cobrir, com um selo de esquerda, políticas abertamente de direita. Em tempo de eleições não se limpam armas.

2 comentários:

Anónimo disse...

It's the economy,...

Anónimo disse...

Discutir números estatísticos sem ter acesso às fontes é sempre uma tarefa arriscada.

Contrariando um pouco o alarmismo do post relativamente ao nosso afastamento da média europeia em termos de PIB/per capita(que se baseia numa notícia pouco desenvolvida da TSF), deixo o link abaixo que demonstra a diminuição da taxa de pobreza em Portugal nos últimos anos. E até uma aproximação relativamente à média europeia.

A taxa de pobreza é um indicador esatístico diferente do PIB / per capita. Seria até interessante saber com rigor e fundamentadamente qual tem sido a nossa evolução neste último parâmetro e procurar as suas causas.

Presumo que neste último ano, a descida do PIB / per capita em Portugal se tenha ficado a dever à quebra abrupta das nossas exportações, que diminuiu as nossas receitas.
Sendo a economia portuguesa caracterizada por ter uma grande abertura, dependendo fortemente das importações e das exportações que necessitamos de fazer (devido à nossa pequena dimensão), a diminuição da procura internacional dos nossos produtos (fruto da crise internacional que afecta também os outros parceiros comerciais) determinou a diminuição das exportações e as fontes de receita inerentes.

Este é o link que contém dados demonstrativos da diminuição da taxa de pobreza em Portugal:

http://blog.fundacaorespublica.pt/?p=409