18/04/08

Sobre pintura e desenho de Gustav Klimt - Vinte e quatro


24 - Gustav Klimt - Schloß Kammer am Attersee IV, 1910 [O palácio de Kammer no lago de Atter]

Vinte e Quatro

Fora o mundo um espelho, uma água verde
salpicada de amarelo, talvez um palácio
de paredes velhas e incertas onde se abrem janelas
para a tarde, fora o mundo como um lago
onde o teu nome ecoa no verão que desce
ou umas árvores a fingir arcadas
ou roseiras breves a mesclar de cor
os dias luminosos da primavera,
fora o mundo tudo isso e eu
cavalgaria um barco de remos carcomidos
e esperar-te-ia escondido na luz
para te levar para além daquele clarão
onde me sonhas, na esperança
que eu possa existir fora desse sonho,
um deus to enviou nas tardes
em que adormecias na obscura câmara
onde afirmavas, na cálida voz que era a tua,
ser ali, naquele quarto sem nome, o lugar
onde me sonhavas quando me vias.

Jorge Carreira Maia, Sobre pintura e desenho de Gustav Klimt, 2008

Sem comentários: