23/04/08

Francis Lemarque - A Paris

Uma descoberta recente, Francis Lemarque. Esta Paris aqui cantada, apesar de nunca a ter conhecido, é a minha Paris. Ela nunca existiu a não ser na imaginação de milhões de não parisienses que julgavam ser lá o centro do mundo. Não era, mas deveria ser. E estaríamos lá todos a conversar com o Sartre e o Camus, a ouvir a Gréco e os mais antigos como a Piaf, este Lemarque, o Bourvil, o Montand, eu sei lá... Ainda hoje o acordeão parisiense me amolece o coração. Para não falar de certas fotografias de Robert Doisneau. Estou irremediavelmente velho.


A Paris Francis Lemarque
Colocado por utopike13

3 comentários:

maria correia disse...

Paris será sempre Paris, «we will always have Paris», lá dizia Bogart para a a Ingrid Bergman...E todos nós também. Teremos sempre Paris e Sartre e Camus e Piaff e Greco...e...

Anónimo disse...

Eu também estarei irremediavelmente velha, apesar dos meus quarenta anos, mas que doce e suave envelhecimento quando nos sentimos filhos de tão bela e fascinante divindade!...
Paris é a minha pátria, o lugar onde tive o privilégio de viver uma fase marcante da minha vida e onde volto sempre que posso. Chegar a Paris é chegar a casa. Paris é o coração do país que me viu nascer, a terra onde cresci, onde estudei, onde fui feliz e onde chorei. Paris é cultura, arte, beleza e harmonia. Paris é o mundo - um mundo indizível que poetas, pintores, músicos, cantores, filósofos, actores, fotógrafos e escritores sublimaram como só a uma deusa podemos sublimar. Paris corre-me nas veias. Paris é minha e de todos os que a amam.
Alice N.

Anónimo disse...

Já agora, se me permite (espero não ser maçadora com as minhas intervenções), recomendo também a versão do extraordinário Yves Montand, também disponível no Dailymotion.
Alice N.

http://www.dailymotion.com/relevance/search/francis%2Blemarque/video/x23wq6_a-paris_music