21/04/08

Sobre pintura e desenho de Gustav Klimt - Vinte e sete


27 - Gustav Klimt - Waldabhang in Unerach am Attersee, 1917 [Floresta suspensa em Unerach no Lago de Atter]

Vinte e sete

Tudo se torna etéreo, as árvores suspensas
a pedir a leveza do céu e uma água
azul para refrescar as casas que daqui, tão longe no tempo,
ainda vejo. Caminho e as veredas da memória
são pedras duras onde os pés ardem de cansaço.
Vou sob as raízes daquelas árvores
e apuro o ouvido para escutar as palavras,
ao longe ainda as oiço. Estranha língua a dos mortos,
palavras ruminadas eles nos trazem,
como se as sílabas se despegassem umas das outras,
tornando cada palavra mais lenta e as frases
um prenúncio de eternidade.
Ali, na sabedoria definitiva da morte, eles,
os que partiram para onde ninguém quer saber,
dão-nos lições verdes como as ervas do campo
ou as folhas que as árvores ainda sustêm.
Já não caminham, apenas jazem sob a terra
e aspiram a água parada no lago.

Se tudo fosse pálido como a quietude de estar morto
ou se o movimento se fixasse naquele instante onde
o mundo se torna mais veloz, as palavras tornar-se-iam
eternas e na boca de cada um haveria um fiat
e Deus ouviria, replicado no tempo que parou,
a palavra primeira e única que da sua boca saiu.
Casas, árvores, água, flores, tudo ficaria na eternidade
e tudo seria apenas eco e sombra da palavra
que, ao ser assim tão primeira, se repartiu nas mil árvores
suspensas que sob a minha cabeça vagueiam,
como se o espírito as tivesse abandonado
e na deriva que as tomou a vida se tornasse incerta
e as cores, paralisadas pelo pânico da sombra,
se multiplicassem em raios de luz,
da terra o Sol aquecem e iluminam.

Jorge Carreira Maia, Sobre pintura e desenho de Gustav Klimt, 2008

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