24/05/09

Humanização do trabalho


Bento XVI defendeu hoje, em Cassino, Itália, a humanização do trabalho. Humanizar o trabalho não sei se será uma boa ideia. Sob o conceito de humano pode esconder-se tanta coisa que até o Arbeit macht frei (o trabalho liberta), que os nazis colocavam à entrada dos campos de concentração, lá cabe. Talvez recuar a Kant e pensar em tratar os trabalhadores como pessoas, isto é, sujeitos racionais para com os quais as entidades empregadoras têm o dever de os tratar enquanto tais, isto é, enquanto fins em si mesmos e não meras mercadorias ou simples coisas. Mas não basta a moralidade. É necessário que a lei, isto é, o direito positivo, se acorde com estes princípios morais. A dignidade do trabalhador não é apenas um problema moral, é também um problema jurídico-político.

Na nossa sociedade tem-se assistido, nas últimas décadas, a um esforço de promoção de direitos (das crianças, das mulheres, dos homossexuais e até dos animais, como se estes pudessem reivindicar direitos), ao mesmo tempo que os direitos concretos de quem trabalha (homens, mulheres, homossexuais, heterossexuais) têm sofrido várias revisões tendentes a eliminá-los.

Bento XVI é uma figura bem curiosa e rica. É o homem que, enquanto prefeito para a Congregação da Doutrina da Fé, mandou calar os teólogos da libertação (promotores de uma espécie de marxização do cristianismo na América Latina), dialogou, enquanto intelectual, com Jürgen Habermas, filósofo da escola de Frankfurt, onde a presença de Marx é indiscutível. Talvez ele seja o Papa indicado para abrir a doutrina social da Igreja aos contributos de correntes filosóficas ateias ou agnósticas, como o kantismo, o marxismo e as suas revisões contemporâneas, mas que pensaram e pensam a situação concreta do homem no mundo. Poderia assim a Igreja contribuir para a necessária revisão da forma como a condição do trabalhador é politicamente vista nas sociedades contemporâneas e fazer parte daqueles que querem obviar à tendência existente para eliminar os direitos dos trabalhadores.

Sem comentários: