21/01/08

O futuro da Caixa Nacional de Pensões

Não sei se já repararam, mas a idade da reforma para as novas gerações já passou para os 68 anos. Depois da retórica da sociedade do lazer (era o tempo em que o comunismo representava uma ameaça séria), agora é a retórica de uma sociedade em que se vai morrer a trabalhar. Alguém que comece a trabalhar após concluir o ensino secundário, aos 18 anos, vai ter uma carreira contributiva, se tiver a sorte de ter sempre trabalho, de 50 anos. Se for homem, após a reforma, a sua esperança de vida é de cerca de 4 anos, se for mulher, é de cerca de 10 a 12 anos. Não tardará muito que a idade da reforma passará para os 70 anos. Quando a idade da reforma ultrapassar a esperança média de vida, a Caixa Nacional de Pensões terá um futuro assegurado e glorioso.

5 comentários:

Anónimo disse...

com tantas reformas para gente da politica, com 8 anos no (ex.) parlamento, ex. mimistros ou Presidentes, deputados etc.
Cenarios de pessoas com 35 de idade e centenas de contos de reforma pelos servicos prestados ao "Country"Portugal.
Nao admira que nao exista dinheiro para as pensoes dos portugueses antes dos 68 anos.
Da maneira que os governantes tratam os (esses %%*^*%$ ) portugueses, nao me ademirava que na proxima semana fosse publicado un novo decreto lei:
A partir do proximo mes a nova base minima para todos os pensionistas sera de 750 euros/mes.
Unicos requesitos: terem completado os 86 anos de idade ou nao os tendo ainda, apresente um certificado de falecimento.

Com carinho pelos mais carecidos

Anónimo disse...

este Senhor que fez este comentário tem cabeça e é verdade tudo que disse dou-lhe os parabéns.

Anónimo disse...

os sossos politicos que so dormen no parlamento sao reformados com 8 anos de trabalho do sono nos que trabalhos para eles dormirem temos que trabalhar ate 69 e a inda querem os nossos votos so vai votar so mesmo os burros nem o salazar nos fez isto e era faixo e estes o que sao

Anónimo disse...

A C.N.Pensões tem que fazer como a Austrália se tiver altos rendimentos ou mais que uma casa passa a receber pensão igual para todos e assim conseguiremos ter a nossa reforma para todos

Portugues da california disse...

estou precisamente a ler estes comentarios pele razao de vir obter informacoes de uma reforma.
neste momento estou a tratar de uma reforma dos usa que devera rondar as 350/450 doll.
No enanto querem saber quanto tenho de reforma ai em Port.(197EUR.)
Ja estou a ver o caso, vao-me descontar nos miseros 197 porque vou receber mais uma pequena fortuna ou seja 3oo doll. ou seja cerca de 150 euros.
Mais comentarios para que?
Gostava era que os governantes se governassem com estas reformas de miseria.