14/01/08

As duas vitórias do Professor Cavaco

Segundo os comentadores mais especializados o Professor Cavaco obteve, esta semana, duas vitórias. No caso do aeroporto como no caso do referendo, o governo fez a vontade ao Presidente. Mas se se fala de vitória, há que perguntar quem perdeu? O governo não me parece que tenha perdido seja o que for. A troca da Ota por Alcochete acabou com um foco de polémica. Não comparemos os esganiçados protesto da Região Oeste com as vozes tonitruantes que se fariam ouvir caso fosse a Ota a escolhida. Não haver referendo, também não é coisa que incomode por aí além o governo, pelo contrário. Se o governo não perdeu, julgo até que ganhou, quem perdeu?

No caso do aeroporto, é provável que tenha perdido a comunidade nacional. Por si só, isto é, olhando apenas para a infra-estrutura aeroportuária, é provável que Alcochete seja a melhor opção. Mas se olharmos não para a parte, mas para a sua integração numa política global de desenvolvimento do país, é provável que a escolha pudesse ser outra. Pelo menos, a análise e o debate sério dessa integração não foram feitos. Uma coisa é certa, a seriedade das opções governativas (falo em geral e não apenas deste governo) ficou seriamente abalada.

No caso do Tratado de Lisboa, há um derrotado claro: o povo português que vê ser-lhe arrancada a prerrogativa de detentor da soberania. Esta passa a residir nos cálculos das elites políticas que repartem entre si o poder.

Cavaco ganhou e o governo também. Mas foram vitórias de Pirro.

Sem comentários: