19/01/08

A verdadeira oposição

Onde se encontra a oposição mais acutilante? À direita ou à esquerda? Em nenhum dos lados. A verdadeira oposição tem um e só um nome: Balsemão. Veja-se a preocupação da SIC com a questão da saúde. Leia-se o Expresso de hoje e a chamada para primeira página da perda real dos salários da função pública [manchete: Profs perdem 12% do salário em 8 anos]. Esta táctica de Balsemão faz lembrar as presidências abertas de Mário Soares, no tempo de Cavaco. Ao mostrar a realidade, foram mortíferas. O melhor que Sócrates tem a fazer é esquecer a ideia de um quinto canal de televisão em sinal aberto.

3 comentários:

Anónimo disse...

Por essas e por outras é que o José Pacheco Pereira defende, há vários anos, a retirada do Estado de todos s órgãos de comunicação social (e nõ está sózinho...).
E o meu caro amigo também já defende essa posição?
Cordiais saudações.

Jorge Carreira Maia disse...

Não,não defendo esta posição. Julgo que o Estado deverá ter um serviço público de Rádio e de Televisão. Por exemplo, a Antena 2 é impossível fora do serviço público. O problema são as regras que assegurem a independência relativamente ao poder de momento. Mas a questão não está no carácter público de certos órgãos. Há exemplos de órgãos de imprensa privada que estão sempre, sempre ao lado do poder estabelecido. A coisa é mais complexa do que a clivagem público/privado.

Pedro Antunes disse...

Cidadão Kane cá do sítio… Esta oposição é medida tendo como base aumento audiência… A tragédia, o drama e dor, horror, essas "coisas" vendem e o que o Kane quer é simplesmente o poder, o lucro…
Kane pode criticar, parecer que está do lado dos oprimidos, mas nunca vai seguir uma politica que ponha em causa os seus próprios interesses.
A questão dos canais em canal aberto acho que nem se devia colocar, irrita-me solenemente ver publicidade à RTP Memória na RTP de canal aberto. Irrita-me ter de ir ao café para ver os jogos do Benfica e ainda mais para ver a selecção nacional de Rugby. Com a privatização de tudo mais alguma coisa só tem sido prejudicial para os estratos mais baixos da sociedade. Tem aumentado o fosso dos portugueses de 3ª, de 2ª e 1ª…