20/04/07

Música para o fim-de-semana

Como conceito a «contaminação». Nem música erudita, nem jazz, nem rock, nem, vanguarda, nem world, mas um pouco de tudo isso, como se fosse possível fundir múltiplas linguagens e, mesmo assim, produzir qualquer coisa audível.

Para começo um álbum de 1987. Hector Zazou e o seu “Reivax au Bongo”. Música erudita e música africana fundem-se na viagem panglossiana de Reivax por terras (?) da imaginária república africana de Bongo. Uma aspiração cândida, mas talvez Reivax seja um outro Candide, de um mundo sem fronteiras. Faz parte (n.º 2) da colecção «made to measure».

O segundo CD pertence ao «rocker», Fred Frith, um dos primeiros que, nesta área, começou a explorar as possibilidades de improvisão abertas, há muito, pelo jazz. O CD proposto, editado pela etiqueta Winter & Winter, junta Fred Frith e o Ensemble Moderne, para composições para guitarra e é composto por 2 peças (Traffic Continues, de cerca de 29 minutos e Traffic Continues II, peça com cerca de 35 minutos). O álbum foi gravado em 1998 e editado em 2000.

Sem comentários: