06/04/07

Música em tempo de Páscoa III

Comece-se com a mais conhecida obra de Giovanni Battista Pergolesi, “Stabat Mater”. O nome de Stabat Mater provém do início do poema cantado: “Stabat Mater dolorosa / Juxta crucem lacrimosa / Dum pedebat fillius”. Foram escritos centenas de “Stabat Mater”, entre eles alguns por compositores portugueses, por exemplo, António Carreira.

Também existem inúmeras gravações da obra de Pergolesi. A que se propõe é uma edição da etiqueta Harmonia Mundi, datada de 1983, com vozes masculinas: Sebastien Hennig (soprano) e René Jacobs (contra-tenor). René Jacons dirige o “Concerto Vocale”. O «booklet” apresenta o texto latino e traduções para francês, inglês e alemão.

Com a segunda obra volta-se ao The Hilliard Ensemble, dirigido por Paul Hillier, numa obra do compositor estoniano Arvo Part, Passio Domini Nostri Jesu Christi Secundum Joannem.

É uma obra com cerca de 71 minutos e gravada numa única faixa. Nesta obra, as várias personagens do drama crístico “dialogam” entre si, com o evangelista e o coro.

Part é um compositor conotado com a corrente minimalista, mas, no seu caso, de forte teor religioso. Quase uma combinação entre a experiência musical do minimalismo e a experiência mística.
A “Passio” é uma obra de 1982 concebida para solistas, ensemble vocal, coro e ensemble instrumental. A gravação apresentada é da ECM, data de 1988. No “booklet” apresenta o texto latino da “Passio” e a tradução inglesa.

Sem comentários: