29/03/07

Pedro Natal da Luz

Um blogue também serve para isto. Acabei de vir do jantar de homenagem ao Pedro Natal da Luz. Aposentou-se um dos mais notáveis professores que passou pela Escola Secundária Maria Lamas. Quem foi seu aluno sabe do que estou a falar. Quem, como eu, teve o privilégio de trabalhar com ele conhece o rigor e a exigência que punha no seu trabalho e a entrega com que o fazia. Natal da Luz foi um professor na verdadeira acepção da palavra e esta é a maior homenagem que se pode fazer a quem dedicou a sua vida ao serviço do ensino, transmitindo os valores fundamentais que a comunidade depositou à sua guarda.

Para quem não conhece o Pedro Natal da Luz, diga-se que para além de professor de História, foi deputado constituinte e o primeiro presidente da câmara de Torres Novas eleito democraticamente, tendo, porém, abandonado muito cedo a vida política.

São pessoas como o Pedro Natal da Luz que, nos negros dias que ensombram o ensino em Portugal, ainda alimentam a crença, talvez ilusória, no valor intrínseco da docência.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu fui aluno do professor Pedro Natal da Luz e não me esqueço nunca das suas palavras: "Vocês ainda se vão lembrar muito de mim!!".

E é verdade... nunca vou esquecer esse professor, por diversas razões. Primeiro porque me ensinou que o estudo da História pode ser uma coisa maravilhosa... depois porque foi o único professor que me preparou para o que mais tarde eu tive que enfrentar no ensino superior. E depois porque além de professor era também um amigo dos seus alunos.

As suas aulas são inesquecíveis, ainda hoje eu e os meus colegas de turma da altura falamos disso. Foi um professor rigoroso, mas Natal da Luz era também a pessoa que nos ensinava a ver o mundo com o nosso próprio olhar. E hoje sei que é a ele que devo agradecer muito daquilo que sou enquanto aluno de um curso superior...

Agora enquanto frequento as aulas na universidade e me deparo com as mais diversas situações, dou por mim muitas vezes a pensar "Mas como é que ele sabia que isto ia ser assim??"


Pedro Natal da Luz é fantástico, do melhor que há em Torres Novas, em Portugal... O melhor professor que tive em toda a minha vida de estudante.
(o raio do meu professor de História na universidade devia ter tido umas aulinhas com o mestre Natal da Luz... :P)


cumprimentos

Filipe B.