30/03/07

Música para o fim-de-semana

Faça-se uma viagem ao Japão, parta-se para longe ficando onde se está. Mergulhe-se na música japonesa. Uma combinação entre a tradição e a música erudita. Para começar, música tradicional. Oiça-se o Ensemble Yonin no Kai, no álbum Sankyoku. É um álbum que apresenta composições para “shakuhachi” (um género de flauta, ver fotografia do Ensemble), shamisen (um instrumento de três cordas, ver à direita na fotografia) koto (instrumento com treze cordas e cerca de 1,80m de comprimento) e canto. É uma excelente iniciação à música tradicional e uma passagem para uma cultura que, apesar de vivermos em tempos globais, nos é completamente estranha. Ouvir como se estivesse a meditar.

A segunda proposta é um compositor erudito moderno: Toru Takemitsu e o álbum com o belíssimo nome A String Around Autumn. A música de Takemitsu é influenciada vela vanguarda europeia, nomeadamente por Varese, Schoneberg e Messiaen. Composições há que a presença do Schoenberg de “Verklaerte Nacht” e do “Pierrot Lunaire” parece evidente, pelo menos para um mero amador. Há, por outro lado, a presença da tradição musical japonesa, o que torna a música de Toru Takemitsu uma ponte de contacto entre ocidente e oriente, uma outra visão de um mundo global, que procura, nas raízes mais fundas, aquilo que pode permitir, mais do que o diálogo, a comunhão.


Como curiosidade ficam os nomes, os belos nomes, das 4 faixas que compõem o álbum: 1. A String Around Autumn; 2. I Hear The Water Dreaming; 3 . A Way A Lone II; 4. Riverrun.

--------------------------------------------------------------------------------------
Já que estamos a falar do Japão eis uma pequena história da tradição Zen, recolhida no livro de Nyogen Senzaki e Paul Reps, 101 Histórias Zen, da Editorial Presença:

O VERDADEIRO CAMINHO

O mestre Zen Iquiú visitou Ninacava, pouco antes de ele abandonar esta vida.
- Queres que te conduza? – perguntou Iquiú.
Ninacava replicou:
- Cheguei aqui sozinho e parto sozinho. Que ajuda poderias dar-me?
Iquiú respondeu:
- Se pensas realmente que chegas e partes, essa é a tua ilusão. Deixa que te mostre o caminho onde não há chegar nem partir.
Com estas palavras, Iquiú revelara tão claramente o caminho, que Ninacava sorriu e deixou este mundo.

--------------------------------------------------------------------------------------------

Para meditar a ouvir a música do Ensemble Yonin no Kai ou a de Toru Takemitsu.

Sem comentários: