23/07/09

A saúde da América

A duríssima batalha travada em torno da reforma do sistema de saúde americano é um belo exemplo do que é a América. Construída a pulso por emigrantes, ali não há lugar para gente incapaz. Todos terão de ser vencedores. Os loosers do sistema que se danem. Poderão morrer sem assistência médica que ninguém verterá uma lágrima pelo seu destino. Esquecem-se, porém, que só pode haver vencedores no sítio onde também houver perdedores. Barack Obama poderá vir a ser vítima do seu espírito condescendente. Não serão muitos os que verão com bons olhos a construção de um sistema de saúde público. Contrariamente ao que se pensa, os EUA são o exemplo acabado de vitória do quarto estado, das massas proletárias. É daí que ascende a classe média e as próprias classes altas que, orgulhosas do seu triunfo, são implacáveis, tão implacáveis como a ditadura do proletariado sonhada pelos teóricos da revolução comunista. Um espírito aristocrático como Obama não está, nos EUA, no seu próprio terreno. Vai ter vida difícil.

3 comentários:

José Ricardo Costa disse...

Há aqui uma frase que eu, se me permites, teria escrito de outra maneira, substituindo o "porém" por um "porque".

Tu dizes: "Poderão morrer sem assistência médica que ninguém verterá uma lágrima pelo seu destino. Esquecem-se, porém, que só pode haver vencedores no sítio onde também houver perdedores".

Eu diria:"Poderão morrer sem assistência médica que ninguém verterá uma lágrima pelo seu destino, porque só pode haver vencedores no sítio onde também houver perdedores."

JR

maria correia disse...

Como aristocrata de alta estirpe que é, Obama está preparado para a batalha. E os dados já estão lançados. «Alea jacta est». Agora, é «só» passar o Rubicão...

Anónimo disse...

Totalment de acordo. Mas ninguém deve esquecer que, segundo dados ontem divulgados pelas agências de notícias, o Presidente Obama não é tão popular nos EUA como na Europa. É que tem de governar um país com a terceira população mais elevada do mundo (logo a seguir à China e à India)e...o que é bom para a Califórnia ou o Texas pode não o ser para o Ohio ou o Maine. Nesta altura do mandato, o seu predecessor tinha uma taxa de aprovação superior. Parece incrível! Há muitos membros do seu partido que não estão de acordo sobre a questão de saúde.
Victor Pereira da Rosa