03/07/09

A renúncia de Maria João Pires

Maria João Pires, segundo noticia o Público, vai renunciar à nacionalidade portuguesa. Torna-se apenas e só cidadã brasileira. A causa é o ter-se cansado "dos coices e pontapés que tem recebido do Governo português", a propósito do projecto de Belgais. Não faço ideia de quem tem razão, se a pianista, se o governo. Estes projectos utópicos sempre me pareceram excessivos e inadequados à realidade portuguesa. Mas isso é irrelevante. O que merece nota é a reacção de muita gente na caixa de comentários do Público. Ali está o pior de nós. E eu não acho que se deva ter uma reverência especial por quem quer que seja, nem acho que o Estado tem de alimentar os devaneios dos nossos artistas. Mas em muitos daqueles comentário, e já ultrapassaram os 400, ressuma a pura inveja e a ódio àquilo que é grande, e Maria João Pires, mesmo que Belgais seja um utopia sem sentido, é uma grande pianista. É por isso, e não pela falência de Belgais, que Portugal nunca deixará de ser um Portugal dos pequeninos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Apesar da sua indignação não consegue evitar o desprezo social que Portugal sente pelos artistas.
Subsidio dependentes, preguiçosos, utópicos ou apenas malucos, sem espaço, sem topos...
Talvez essa seja mesmo a função da Arte, outros lugares. Mas para um País ainda fundamentalmente Marxista, será decerto difícil contabilizar o trabalho não braçal
Assim vamos e iremos, desprezando artistas e pensadores e acarinhando futebolistas, golpistas e outros seres igualmente reptilentos!!!