O sociólogo Santos Silva
O doutor Santos Silva é um sociólogo do norte, metido a político desde os tempos frouxos do Engenheiro Guterres. Parece que foi ontem vaiado à entrada da porta do PS de Chaves. Eu sei que é muito desagradável ouvir o zumbido das Erínias. Por mim, deixava os homens do PS em paz, mas as benevolentes lá sabem o que fazem. O que eu acho estranho é que em Santos Silva ou Lurdes Rodrigues a condição de sociólogos lhes faleça mal sentem que as suas extremosas ideias políticas e técnicas não são apreciadas por aí além. Se o doutor Santos Silva estivesse na universidade e fosse o PSD a fazer este conjunto de disparates, não faltaria palavras de encorajamento aos professores em luta pela liberdade e pela dignidade e por mais o que ocorresse naquelas cabeças aziagas.
1 comentário:
JCM, paaso aqui para pedir desculpas que desenvolvo no meu blog.
Agora fala um licenciado em Sociologia do Trabalho:
que não se confundam os sociólogos com sociologistas tecnocráticos profissionais - os da "modernidade", as "reformas", da "mudança", dos "modelos", dos "paradigmas",das "lideranças"...Com formação em Sociologia do Trabalho estou à vontade para discutir todos estes palavrões ditos técnicos das Sociologias das Organizações, do Trabalho, etc...Tal como o pedagojês, uma grande quantidade de estudos nestas áreas são um jogo de repetição de chavões e de jargões técnicos, pouco debruçados sobre a realidade, com muita estatística e muitos, muitos textos de Ilona Kovacs - professora do ISCTE, cuja citação é "praticamente" obrigatória em qualquer estudo destas áreas.
José Sócrates, sem um programa político definido agarrou-se como lapa aos sociologistas profissionais e dos seus mandamentos fez o seu programa de governo. Moderno e decidido - mas com os resultados que se Vêm.
Os sociologistas tecnocráticos, que suportam ideologicamente Sócrates, no fim de contas esqueceram uma regra fundamental em qualquer processo de mudança: o diálogo e a participação - coisa que qualquer aprendiz de sociologia industrial, das organizações e do trabalho sabe...
Enviar um comentário