31/03/08

Sobre pintura e desenho de Gustav Klimt - Seis

06 - Gustav Klimt - Der Birnbaum, 1903 [A Pereira]

Seis

Ali estão, suspensas da árvore da vida,
as peras que em teu regaço colherás.
Tão sérias e precisas elas são, na cor que lhe deram,
tão esquecidas da gravidade e do vento,
tão senhoras das alturas. Por vezes, sonham, oiço-as,
e são pássaros parados, suspensos no voo.

Que mão será a tua quando lhes tocares
e as inclinares para ti?
Ó perfeita mão lunar ilumina
de névoa os frutos e os ramos e as cores
que me fazem sonhar com pomares,
a mim que nada sei da vida dos campos.

Imaginei tantas e tantas vezes
o estar sentado na sombra destas árvores
e escutar o silvo dos deuses
ou o rufar das aves que passam. Ao longe,
apenas o silêncio vinha com o seu
vestido de cambraia lançar um véu

sobre o manto verde da erva.
Depois, enumerava os frutos e
entregava-me a uma contabilidade
de seiva a correr no papel. Se acordava,
erguia-me e amparado aos troncos
gritava pelo nome que te deram.

No céu, apenas as nuvens brancas sorriam
e passavam como passam todas as nuvens,
um risco, uma mancha, um ardor de vento.
Cansado de te aguardar, sento-me
e espero que dos ramos caia
o solícito fruto que me vais dar.

Jorge Carreira Maia, Sobre pintura e desenho de Gustav Klimt, 2008

2 comentários:

maria correia disse...

Muito bom,muito bom e muito bom mesmo! Tenho em casa um livro fabuloso, poesia de HOlderlin «ilustrada» com fotografias sobre os lugares onde o poeta viveu e por onde passou. Terá de fazer o mesmo, embora ao contrário, JCM. Poesia ( e excelente que é) «ilustrad» por Klimt. O único problema que vejo para esse livro são os direitos de autor para as imagens.Mas que valeria a pena, valeria!

jlf disse...

Escolheu bem as telas (o pintor) a legendar (emoldurar)...