18/06/08

Pedro Nunes, o novo herói da criançada em Portugal

Depois de saber dos espantosos resultados nas provas de aferição de Matemática (4.º e 6.º anos), fiz um inquérito aos meus amigos que têm filhos na idade de realizar aquelas provas. Fiquei estupefacto. A miudagem só fala no Pedro Nunes, todos querem ser como o Pedro Nunes. Os filhos de gente mais à esquerda até falam em ser Bento de Jesus Caraça. Há miúdos, talvez esquizofrénicos, que querem ser os dois ao mesmo tempo. Um amigo meu até já me pediu os livros do Hilbert e do Russel para emprestar ao miúdo que está a acabar o 4.º ano. Os pais estão aflitos com tanto interesse pela matemática demonstrado pela pequenada. Há alguns que já pensam consultar psicólogos como o dr. Eduardo de Sá ou psiquiatras como o dr. Daniel Sampaio para saber se isto é normal. Meu Deus, como o plano da matemática mudou toda uma cultura atávica. Não posso abrir mais a boca de espanto.

3 comentários:

Alice N. disse...

JCM,

Este título e o do post anterior deviam fazer manchete em todos os jornais - OBRIGATORIAMENTE! O país anda tão necessitado de umas boas gargalhadas... Os dois textos brindam-nos com uma ironia de excepção!

Apesar de o assunto ser sério, é tudo tão absurdo que ou choramos ou nos rimos. Como o ministério não nos ouve nem quer ser sério, acho que, a partir de agora, devíamos responder a tudo com uma enorme gargalhada e sarcasmo q.b. Talvez no Santo Ministério do Sucesso alguém começasse a pensar... Ou será que nem assim?

Tonibler disse...

Brilhante!

maria correia disse...

Embora esteja contra a política educativa existente, não vejo absolutamente mal algum em os miúdos andarem entusiasmados com o Pedro Nunes ou com o Bento Jesus Caraça. Faz parte da cultura geral e é, além disso, um incentivo. Os meus dois rapazes, hoje já universitários, não tiveram professor ALGUM de matemática que lhes falasse nesses nomes. E só lhes teria ficado bem, a esses professores. Felizmente, cresceram numa família que lhes falou sempre em Pedro Nunes e em Bento Jesus Caraça. Só lhes fez bem. (aos miúdos).