25/06/08

Retratos da Pátria – IV. A crise da Universidade

O défice cognitivo tem uma justificação simples: a miséria. A Universidade de Aveiro, uma das mais pujantes no país, está sem dinheiro para pagar as despesas de funcionamento. Segundo o Público, a Universidade está a utilizar dinheiro destinado à investigação para pagar os subsídios de férias de funcionários e professores. Eis o resultado do choque tecnológico que nos haveria de fazer entrar, a grande velocidade, na sociedade do conhecimento. Há uma coisa que ainda me consegue espantar: por que razão os políticos não têm medo de ser ridículos. Mentirosos, eu compreendo que sejam, mas ridículos?

1 comentário:

Alice N. disse...

Boa pergunta! Dizem que o ridículo mata, mas parece que os nossos políticos não têm essa noção e são felizes fazendo figuras tristes, ignorando e desprezando de forma imbecil (e criminosa) a dura realidade.

Entretanto, o nosso amável engenheiro vai alegremente entregando computadores aos meninos (tão generoso!) por este Portugal das mil maravilhas e tecnologias.

"Sociedade do conhecimento"? Com a actual política educativa? Pois!... É por isso que as universidades não têm dinheiro para a investigação, embora não falte para TGV´s e afins. Uma questão de prioridades e de modelo de desenvolvimento...

Onde iremos parar, meu Deus?