21/06/08

Quando chumbar é uma vergonha

Se o leitor quer compreender por que razão o ensino português é o que é e se ainda quer perceber as razões de fundo que opõem professores ao Ministério da Educação, então poderia começar por ler e meditar profundamente o artigo de hoje, nas páginas centrais do Diário de Notícias:
Mas para não ficar a pensar que isto se passa apenas com ucranianos, acrescento que tenho uma aluna de um outro país de leste, uma das minhas melhores alunas, que me diz exactamente o mesmo. Fica horrorizada com a irresponsabilidade da maior parte dos colegas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quando leio e oiço a exaltação das maravilhas da educação do l
Leste confesso ficar irritada! Não por discordar, de forma alguma, eu própria participei em 2000 num Congresso Internacional promovido pela UNESCO na área do Teatro,e das maiores diferenças entre os participantes estavam o número de horas de trabalho/estudo dedicados! (cerca de 54h/semana )
Por cá tudo é feito na perspectiva de não ocupar muito tempo "que a minha vida não é só isto", da escola, ao trabalho passando pela família.
Mas a qualidade exige dedicação e a dedicação pressupõe tempo...
E aí enrolamo-nos na nossa latinidade e incapazes de vislumbrar para além, lamentamos e criticamos sempre o outro, o patrão o professor o director o aluno o árbitro o outro enfim!
Ouvi num canal de televisão um jovem que ao ser questionado acerca do seu grau de nervosismo perante um exame declarou estar relativamente á vontade pois só necessitaria de 9,5 para entrar na universidade... (privada)...
Assim, fazendo avançar quem não dá provas de ter conseguido apreender o passo anterior só se adiam e engrandecem os trambolhões....