10/11/07

O «porque não te calas» de Juan Carlos

A quem se dirigiu o «porque não te calas» de Juan Carlos? Numa leitura apressada dir-se-á que foi dirigida à doentia impertinência de Hugo Chavez. Mas se olharmos bem para o episódio, percebemos que Juan Carlos intervém quando compreende a inépcia da resposta de Zapatero. Este em vez de perorar sem convicção sobre antípodas ideológicos e outras coisas do género, a única coisa que deveria ter dito era que Aznar tinha sido o Presidente do governo espanhol, como tal representante de Espanha, e que Espanha merecia ser respeitada. Não podendo dizer a Zapatero para se portar como um homenzinho, o Rei explodiu com Chavez, mas isso não passou de uma metáfora.

2 comentários:

João Filipe Rodrigues disse...

E sabem porque ele não calou a boca?

Porque é livre!

Anónimo disse...

Ou talvez simplesmente porquê seja um falastrão.

Somente então ele se deu conta que não estava em um discurso em Caracas, suspenso no pedestal bancado pela opressão do seu regime.

Chavez ameaçou suspender a remessa de petróleo para os EUA várias vezes (em 2005, 2006 e 2007).

A sorte deste indivíduo é que provavelmente o sucessor de Bush deverá apresentar uma política externa diferente da atual. Caso contrário, não me espantaria se em 6 anos os EUA invadisse a Venezuela para "libertar o país de um regime autoritário".