19/11/07

O massacre falhado

A polícia alemã conseguiu evitar um novo massacre numa escola. Dois jovens alunos planeavam para amanhã uma encenação germânica de uma peça que parece ter êxito nos EUA, mas, agora, também na Europa. Um dos jovens, ao ser descoberto, suicidou-se. Alegavam uma qualquer frustração como motivo do seu acto.

O que merece ser pensado não são os casos pessoais, a natureza psicopatológica dos comportamentos individuais, mas o tipo de sociedade que permite e, segundo tudo leva a crer, incentiva este tipo de comportamentos. Quando me refiro à sociedade não me reporto apenas às suas dimensões política, social e económica. Reporto-me também à esfera ideológica, ao tipo de senso comum que cresceu à luz da divulgação do conhecimento científico, nomeadamente da psicologia e da sociologia, acompanhado pela proliferação de produtos da indústria cultural.

Subitamente, parece que nada funciona no maravilhoso mundo novo das sociedades liberais. Uma pergunta, para finalizar: Por que motivo é a escola escolhida para este tipo de encenações?

Sem comentários: