02/02/10

Indústrias da avaliação


Abandonaram a avaliação individual – aliás, esses patrões estavam totalmente fartos dela. Durante um encontro que tive com o presidente de uma das empresas, ele confessou-me, após um longo momento de reflexão, que o que mais odiava no seu trabalho era ter de fazer a avaliação dos seus subordinados e que essa era a altura mais infernal do ano. Surpreendente, não? E a razão que me deu foi que a avaliação individual não ajuda a resolver os problemas da empresa. Pelo contrário, agrava as coisas. [Público, Entrevista a Christophe de Dejours]

----------

Vale a pena comentar? Talvez valha a pena observar um aspecto. Se se sente que as avaliações individuais não contribuem para melhorar o desempenho das organizações, privadas ou públicas, por que é tão propagado? A explicação não é muito difícil. Por um lado, porque se montou uma verdadeira indústria da avaliação (aquilo que se chama cultura de avaliação, um eufemismo miserável, não passa de uma indústria de natureza parasitária, com interesses próprios em diversos níveis da vida social, desde a academia até às empresas de avaliação e aos centros de recursos humanos das organizações). Por outro, porque o que está em jogo, a maioria das vezes, não é a melhoria do desempenho, mas a dominação de uns por outros. Estas questões não são as essenciais (essas têm a ver com a cultura de ruína de que são sintoma), mas mostram como estas coisas operam na vida quotidiana e contribuem para a tornar miserável e infernal.

2 comentários:

maria correia disse...

Essa mania da avaliação faz parte da cultura do neoliberalismo cujos papas são os senhores gestores.Desaparecerá em breve...as pessoas estão fartas de ser consideradas números, meros números.

jotabil disse...

Naturalmente que sim...a avaliação é a modernidade do cicote do capataz nos trirremes grêgos na batalha de Salamina.....Agora já não é preciso ameaçar com o chicote...basta ameaçar com uma avaliação de regular ou suficiente....o avaliado fica logo mansinho na sua revolta ou espevitado na sua preguiça.
Exactamente...o liberalismo no seu esplendor!!!!
O que temos é de mudar o sistema de vida em comunidade.....uma vida mais orgânica, mais limpa e mais justa...O mundo está a mudar com mais pressa....até um novo paradigma, haverá choro e ranger de dentes....mas mudaremos....Assim como está, a espiritualidade do homem só pode regredir....avaliar um homem.....quem me julga?...Há tantos génios no mundo que não pode haver tantos!!!!perora Pessoa em Alaro de Campos!!!
O mundo tem de ser mais respeitador da dignidade de um homem.
Tanta matarroanice ...meu Deus|||


cumps