13/03/09

Leituras


Todos sabemos que apenas se visa ajudar a melhorar a vida das pessoas, a curar doenças graves, etc, etc. Cientistas britânicos "mostraram pela primeira vez que talvez seja possível "ler" a mente de uma pessoa, observando apenas a sua actividade cerebral." Não era aí, na mente com a sua actividade cerebral, que residia a última reserva de intimidade? Não se pensou sempre que a liberdade de pensar, enquanto puro acto de pensar, era inexpugnável? Claro, os cientistas falam de tratamento da doença de Alzheimer, o que nos comove a todos, mas estes projectos, pois eles são vários, queiram ou não, estão a abrir as portas para a transferência do Big Brother de fora para dentro seres humanos. Existindo a técnica, não faltarão os "bons" motivos para a usar. Uma técnica que começa por ser qualquer coisa laboratorial, em breve se tornará de uso comum. As aplicações políticas serão as mais interessantes. Admirável mundo novo.

2 comentários:

maria correia disse...

Pois, o Aldous Huxley continua actualíssimo...e continuará. Mas deve have rpor aí meia dúzias de pessoas meio doidas a viver na «reserva» e a lutar contra a corrente...

Anónimo disse...

Maria Correia:
Falava, noutro comentário, num novo paraíso com que é preciso sonhar. Pensei partilhar o meu consigo. Adiei. Agora refere uma reserva onde, curiosamente, sinto que vivo.
Não resisti foi à sua expressão- o governo da casa - sobre o que deveria ser a aconomia humana. É que sou doméstica, ou seja, uma mulher de governo.
Gosto de vir aqui passar um pouco do serão convosco, dois ou três on line, mas já é comunidade.Bem hajam.