16/09/08

Vícios privados


Dantes gostava de ir às livraras e às discotecas ver o que havia e comprar alguma coisa que me interessasse e não excedesse por aí além o orçamento previsto. Era um prazer público. Mas dois acontecimentos concomitantes vieram diminuir esse gosto. Por um lado, o desenvolvimento do comércio electrónico, nomeadamente, o surgimento dessa verdadeira instituição de utilidade para o público que dá pelo nome de Amazon. Por outro, a falência da memória pessoal. Muitas vezes estou numa livraria ou numa discoteca e pergunto-me se já terei comprado aquele livro ou CD. Sinto-me perdido também por outro motivo. Quero ver se há livros novos de um autor e quando chego à livraria não consigo recordar-me qual é o nome dele, apesar de saber as obras que li dele. É um momento de angústia, não saber onde procurar o que quero. Assim tenho vindo a substituir a compra pública pela privada.

Por exemplo, no outro dia fiz anos e decidi, depois de consultar as estantes, oferecer-me, nesse mesmo dia, um presente. A Amazon francesa estava a vender a 4 euros CD’s de jazz, fora o IVA e o transporte. Comprei 20, entre eles oito de Miles Davis. Quando chegaram, por acaso, fui comparar os preços dos CD’s de Davis, adicionando IVA e transporte, com os praticados por cá pela FNAC. Descobri que os tinha comprado a metade do preço. Eu sei que isto mata os espaços nacionais e locais, mata também a ida aos lugares públicos, o encontro com os outros e transforma o mundo numa virtualidade. É tudo verdade, mas também é verdade que a vinda do correio se tornou muito mais emocionante. Abrir a caixa do correio e encontrar lá o CD ou o livro comprado há dias é uma espécie de rememoração dos tempos em que os apaixonados trocavam cartas de amor em vez de sms’s. Não há nada como os vícios privados.

1 comentário:

maria correia disse...

Concordo...até me lembrei de um~lied da Winterreise (Shubert)que se chama: Die Post, cantado maravilhosamente por Fisher Diskau e que fala da alegria de quem espera com o coração a bater pela carta da amada...