23/09/08

American Dream na Finlândia

Um novo incidente com armas, numa escola finlandesa, fez mais de dez mortes. Este é, em pouco tempo, o segundo massacre escolar na Finlândia. O conteúdo semântico da expressão «american dream» é mais amplo do que a possibilidade de ascensão social para além dos determinismos de classe, raça ou outros. Faz parte dele a possibilidade de escolhas individuais e uma cultura de revolta contra o dado e o estabelecido. Os massacres nas escolas americanas são, de certa forma o negativo, desse sonho americano. A revolta contra o estabelecido, a liberdade e a iniciativa de quem se sente fechado num universo aparentemente aberto.

Não deixa de ser curioso que uma sociedade apontada como o contrário da americana esteja a produzir o mesmo tipo de fenómeno. O American Dream é, de alguma maneira, o resumo da evolução democrática da modernidade ocidental. Mas estes acontecimentos não serão sintomas de uma efectiva oclusão dentro dessas sociedades? Não serão elas muito menos abertas do que pretendem e não terão elas muitos pontos de contacto com as sociedades fechadas e totalitárias, que apenas entrevemos, por breves instantes, nestas ocasiões.

1 comentário:

maria correia disse...

Este caso, assim como o facto de a Finlãndia ser um dos países com maior índice de suícidio, actualmente, (antes era a Suécia) leva à interrogação sobre, se, na realidade, estes países nórdicos, normalmente indicados como modelos de uma quase perfeição, estarem no caminho certo...