23/09/08

Stabat Mater Dolorosa [para a Vera]

… E assim me tornei, ontem pelas 23h 25m, avô por afinidade. Quando tirei esta fotografia à mãe da Vera, cerca de 6 horas antes desta vir ao mundo, não reparei de imediato no que tinha retido na câmara. Mas ao rever as fotografias feitas, quando cheguei a esta não mais as palavras com que começa a mais conhecida obra de Pergolesi deixaram de me martelar: Stabat Mater Dolorosa. E no entanto apenas a dor ligava as duas mães. A dor que trespassa o coração da que perdera o filho na cruz há 2000 anos e a dor física da que se preparava para o trazer ao mundo. Continuei, na longa espera que mediou a foto e o nascimento, a pensar na «mater dolorosa» e na ocultação dessa sua dimensão originária, a da mãe tomada pela dor que prepara o advento do novo ser. Entre o pensamento e a visão da fotografia percebi, pela primeira vez, o mistério da imaculada concepção. Não é excepcional que a Virgem Maria tenha concebido sem mácula, mas essa é a natureza de todas as concepções e a simbólica cristã é, ao mesmo tempo, o seu resumo e o seu modelo. Dobrada sobre a dor, a mater dolorosa pré-anuncia, ao dar a essa dor um cunho espiritual pela serena calma que a envolve, a glória imaculada da vida que triunfa. Recomecemos então, stabat mater dolorosa ou, ainda melhor, estava a mãe iluminada pela luz que de dentro lhe vinha…

5 comentários:

Alice N. disse...

Muitos parabéns! Não há nada mais bonito que o nascimento de uma criança.

maria correia disse...

Parabéns!O cristianismo sabia do assunto...e Pergolesi também. Pensasse todo o mundo assim, e a Vida seria muito mais respeitada. Que seja bem-vinda a Vera!

Jorge Carreira Maia disse...

Agradeço, também em nome da Vera, os parabéns da Alice e da Maria.

Muito obbrifado,
JCM

Anónimo disse...

Meu Caro JCM:
Um grande abraço de parabéns!
Conheço bem a sensação - desde há 12 anos, já passei 4 vezes pela mesma situação (rima e é verdade).
Comungo da sua alegria (bem como a Fernanda) e desejo as maiores felicidades para a Vera.
Claro que o reverso da medalha vai ser a grande quebra de produção no seu blogue o que só não nos entristece por ser por uma boa (óptima!) causa!
Um abraço.
António Ventura

Jorge Carreira Maia disse...

Caro António Ventura,

Muito obrigado, também à Fernanda. A Vera claro que agradece.

JCM