Jornal Torrejano, 11 de Outubro de 2007
Voltou o Jornal Torrejano, como todos esperavam. Aproveitando o 5 de Outubro, por aqui é data de aniversário dos Bombeiros Municipais, o JT abre a 1.ª página com uma das colectividades mais queridas do concelho e o trabalho denominado "Novo" quartel continua a marcar comemorações dos bombeiros torrejanos. Ainda, na primeira página, referência para o PS preocupado com a dívida municipal, se ele está quem somos nós para dizer o contrário? Bom, ainda referência para a continuação da Feira dos Frutos Secos, até domingo.
Na opinião, comece-se, como é hábito, pelo cartoon de Hélder Dias, é barato e dá milhões. Depois, ainda segundo o que é a rotina, passe-se para a crónica de José Ricardo Costa, O Elmo de Mambrino, continue-se com Santana-Maia Leonardo e A Esmeralda e O(s) Lobo(s) Mau(s), não nos esqueçamos de Carlos Nuno e Da dignidade e de Carlos Henriques e Chicotada à vista?, para acabar na crónica deste blogger, O fracasso da política educativa europeia.
Sendo assim e não havendo nada mais a tratar, encerra-se este post, pelo menos até à próxima sexta-feira, se tudo correr pelo previsto.
2 comentários:
Mais uma edição do Torrejano...
Relativamente boa, tendo em conta o contexto.
Parece-me é que o «cartoon cigano» era dispensável. O povo cigano não precisa nem devia continuar a ser estériotipado dessa forma.
Se o cartoon fosse retratasse «africanos» era considerado por muitos, racista...
E retratando «ciganos» é o quê?
Não vislumbro qualquer indicio racista no cartoon de agadê. Trata-se de uma paródia à venda ambulante dos ciganos, comparando-a com a distribuição ao preço da uva mijona de computadores por José Sócrates por todo o país.
Como se sabe a venda ambulante de produtos económicos é feita nas feiras numa grande maioria pela raça cigana. Fundamentalismos como o da leitora habitual fazem lembrar o caso do cartoon nórdico do árabe com a bomba na cabeça.
Afinal há fronteiras muito ténues...e não estamos tão longe do fundamentalismo como isso.
Enviar um comentário