19/10/07

A Origem da Luz - Cinco

Como posso voltar a esta casa e não ver o fogo?
Sou eu as cinzas, este olhar tão completo.
Todas as ciências me interditaram o puro ver,
montanhas a erguer-se em meus olhos doridos,
cansados, esquecidos na noite dos inúteis ofícios.

Casa branca e fugaz
onde puras e ferozes mãos ecoam,
jogam o destino que em mim se joga. Esqueci-me
das silenciosas perguntas, das faúlhas a ranger
nesta terra azul, na pedra fatigada presa ao céu.

Os mortos jamais me enlouquecerão pela ausência.
Na primavera, brancos cabelos traziam o pólen e o sol
e na água dos tanques nascia uma imagem. Imaginando
era o meu corpo que crescia e a imagem
um espelho de onde fujo para a noite a sangrar.

Jorge Carreira Maia, A Origem da Luz (1981)

1 comentário:

Mãe Dinah disse...

Gostaria de poder assistir algumas de suas aulas...