01/01/10

Faltam os Reis, mas...


Está consumado. Ainda falta o Dia de Reis, mas a esse já ninguém liga, pelo menos por cá. É pena, pois simbolicamente tem um sentido muito interessante. Não estou a falar de religião, mas de política. Três potestades vindas do Oriente vêm prestar vassalagem ao Menino, a um novo poder que reinará no Ocidente. Por um daqueles acasos que a História amamenta no seu seio sem explicar a razão, enquanto a religião nascida daquele Menino foi operativa no Ocidente, este tornou-se no lugar mais civilizado, criativo e no maior poder à escala global. Agora que todos rejubilam com o facto de vivermos numa época pós-cristã, em que o Cristianismo é apenas uma religião como outra qualquer (ou inferior a outra qualquer), nenhum rei vindo do Oriente está disposto a prestar homenagem ao Ocidente. Se o puderem fazer explodir, terão nisso o maior dos prazeres. Que o novo ano seja leve para todos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Sim...mas é no Ocidente que está a origem da explosão que alguns dos agarenos executam.
O ódio reside no Ocidente onde dois poderes se digladiam até um deles baquear.
Cristo tentou eliminar esse ódio que se gerava no seio dos vendilhões, porque talvez soubesse onde eistia, a semente desse mal.
Os reis eram de um Oriente mais experimentado e mais reverente....talvez fossem o primeiro testemunho de um novo passo da Divindade para o homem ou vice versa....e que o Islamismo na sua leveza, tão bem, representa.
Essa interpretação que o Caro faz, segue apenas a propaganda que se gera na massas ignaras deste Ocidente condicionado.
Bom Ano.

Alice N. disse...

Apesar das sombras, a esperança de melhores dias não pode morrer.
Desejo-lhe um óptimo 2010.

Alice

Jorge Carreira Maia disse...

Obrigado, Alice, pelo Bom Ano. Também um obrigado ao Anónimo. Bom Ano para ambos, embora seja sempre mais gratificante desejar Bom Ano a quem tem nome.

JCMaia

Luísa disse...

Reza a história que um anjo anunciou o nascimento do Menino aos Reis Magos. E que uma estrela os guiou até Belém.

História simples e descomplicada.

Assim seja o Ano de 2010 para todos nós.
L