Entrevista a Manuel Gusmão
Os professores têm de gostar do que estão a fazer, para poderem passar esse gosto. As tentativas que se têm feito para domesticar os textos e aproximá-los dos alunos recorrem a recontextualizações que resultam em absurdos completos. Há um manual em que o poema da Sophia sobre a Camões e a tença é usado para os meninos aprenderem a escrever um requerimento a pedir uma bolsa.
----------------------
Este excerto faz parte de uma extensa entrevista do poeta Manuel Gusmão ao Público. Fala muito de poesia, mas também de política (Gusmão explica por que motivo se mantém fiel ao marxismo e ao PCP), de ensino da literatura, da crise do ensino das humanidades na universidade e do acordo ortográfico. A ler aqui.
1 comentário:
JCM,
Por sua "culpa" (tão grande culpa) fui obrigado a recuperar um excerto de um texto que Gusmão publicou no Público 30 /12/2007. Tinha-o guardado para o que desse e viesse. Todo o artigo é muito bonito, o excerto acho excepcional. Mais isso sou eu que acho, que sou uma pessoa que às vezes também julga achar umas coisas - talvez ache para compensar as perdas...
Enfim, por sua culpa coloquei o tal excerto do texto de Dezembro no Canhotices, no canto...direito do ecran.
Obrigado por me ter feito lembrar Manuel Gusmão.
Enviar um comentário