12/06/07

Aeroporto, aeroporto...

Episódios aeroportuários – 1

O senhor Van Zeller, prestimoso dirigente da CIP, tem um estudo sobre a possibilidade do novo aeroporto de Lisboa ser feito na zona de Alcochete. Quem pagou o estudo?, perguntaram. Ah, isso nunca se irá saber, respondeu. Como pode um estudo, que ninguém sabe quem pagou, comover um Presidente da República e demover um primeiro-ministro, da mesma República, nem que seja por seis meses?

Episódios aeroportuários – 2

Parece também que o senhor Van Zeller mantinha o engenheiro que nos governa, e que não pertence à ordem, informado, já há uns meses, do curso do estudo e que este confiara, talvez em segredo, ao influente cidadão Van Zeller a sua expectativa.

Será que o engenheiro que nos governa terá informado o outro, aquele que é da ordem, da sua expectativa? Ou tê-lo-á deixado brincar aos desertos e às otas como quem brinca aos engenheiros inscritos na ordem?

Episódios aeroportuários – 3

Agora quem atura os autarcas e as forças vivas do Oeste e Ribatejo? Haverá por aí algum beduíno?

E amanhã, caso a Ota seja mantida, quem aturará os autarcas e as forças vivas da península de Setúbal?

Episódios aeroportuários – 4

Não percebo nada de aeroportos. Como cidadão a minha opinião sobre o assunto é nula. Há uma coisa, porém, que eu sei: entre toda a gente que fala sobre o assunto, há uma voz que me merece o maior respeito académico, científico e cívico: o geógrafo Jorge Gaspar, coordenador do Programa Nacional de Política de Ordenamento do Território. Escutem-se os geógrafos, não apenas Jorge Gaspar, mas outros que trabalham no ordenamento do nosso desordenado território. Se tivessem sido ouvidos, muitas barbaridades teriam sido evitadas. Confesso também aqui uma parcialidade: considero a Geografia uma das áreas científicas mais importantes, apesar de ter vindo a ser tratada aos pontapés.

Opinião de Jorge Gaspar, consulte-se notícia do Público online:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1296586
Foto da zona de Alcochete: Diário de Notícias www.dnoticias.pt/Default.aspx?file_id=dn01013...
Imagem do Aeroporto da Ota: Blogue António Maria oam.risco.pt/2005/10/aeroportos-2.html

Sem comentários: