19/06/07

4 blogues políticos

Aqui vão os meus 4 blogues políticos preferidos, visita diária obrigatória. A ordem é alfabética, nada de conclusões precipitadas:

Abrupto: http://www.abrupto.blogspot.com/

Pacheco Pereira, militante e ex-dirigente do PSD e estudioso do comunismo, anima há vários anos este blogue. Grande preocupação com as questões comunicacionais. Publica diariamente poesia, mas sempre em língua estrangeira.

Arrastão: http://arrastao.weblog.com.pt/

Daniel Oliveira, militante e ex-dirigente do BE e cronista do Expresso. Um blogue essencialmente político, com um amplo diálogo com outras correntes políticas, nomeadamente com os liberais que infestam a blogosfera.

Bicho Carpinteiro: http://www.bichos-carpinteiros.blogspot.com/

Medeiros Ferreira, militante (?) e ex-dirigente (?) do PS e professor universitário, anima com outros este blogue. Comentários curtos, incisivos, de qualidade e grande probidade intelectual.

O tempo das cerejas: http://tempodascerejas.blogspot.com/

Vítor Dias, militante e dirigente do PCP, anima um blogue político e cultural muito interessante. Combina análise política com divulgação cultural.


Não apresento nenhum blogue ligado a personalidades do CDS porque não conheço. Se alguém souber diga, farei a justiça devida. O que gosto nestes blogues? Fundamentalmente, a ausência de fanatismo político, apesar dos seus autores não abdicarem da defesa das suas convicções. E também a inteligência. Num mundo cheio de coisas estúpidas, a inteligência é uma pequena bênção.

5 comentários:

zemanel disse...

Aproveito para aconselhar também o jumento:www.jumento.blogspot.com
Na área da direita pode optar com :
o 31 da Armada (www.31daarmada.blogs.sapo.pt)
Tomar partido
(http://tomarpartido2.blogspot.com/)
e o o site
www.maltez.info animado por josé adelino Maltez com ligação para o seu blog "sobre o tempo que passa"
Algumas das ideias que passam nestes blogs estão nos antípodas do meu pensamento - mas têm todos algo em comun: a inteligência que é coisa rara...
Concordo com a sua apreciação sobre os blogs de Pacheco Pereira, Vítor Dias e Daniel Oliveira (embora este resvale na minha opinião um bocadinho para um fanatismo urbano e intelectualoide.)
Já agora também não dispenso diariamenteo A VER O MUNDO - mesmo que, lá está as ideias não sejam as mesmas.
Com os cumprimentos Canhotices
José M Pereira
www.canhotices.blogspot.com

Jorge Carreira Maia disse...

Muito obrigado, ao José M. Pereira, do Canotices, pelas indicações. Conhecia o 31 da armada. O jumento, o tomar partido e o do maltez não conhecia. Vou dar umas voltas por eles, para ver como param as modas, por aqielas paragens.

Gracias,
JCM

Jorge Carreira Maia disse...

Peço desculpa, Canhotices saíu Canotices, foi gralha. Aliás como o aqielas em vez de aquelas. É o que faz escrever sem rede.
JCM

jlf disse...

Dos referidos pelo JCM não conheço o "tempo das cerejas".
Mas vou conhecer.
Os aludidos pelo comentador que me antecede, conheço-os.
É de grande interesse, apesar de tudo (que não é muito) o "sobre o tempo que passa". Faz parte dos meus preferidos de há muito. José Adelino Maltez - que não conheço pessoalmente - é um investigador que tem imensa obra produzida na net.
Doutros tenho falado noutro lado. Mas destaco: "a natureza do mal", "o voo da coruja" e "bettips".
Material, há muito. O tempo é que é escasso... (Isto dito por um reformado... Agora imaginem só os mais!!!)
jl

jlf disse...

Ao referir, dias atrás, os blogues meus preferidos, queria salientar – sem o ter deixado suficientemente esclarecido – aos generalistas. Já que dos outros estávamos mais conversados...
Mas claro que é imperdoável ter deixado o mote sem o ter concluído: em matéria política visito, com muita frequência, o Causa Nossa (http://causa-nossa.blogspot.com/), entre cujos animadores mais se destacam Vital Moreira e Ana Gomes, e leio, todos os dias, o Tiromante (http://tiromante.blogspot.com/) e o Pedecabra (http://pesporra.blogspot.com/), ambos do Rui Lucas, e ainda, do Kaos, o We Have Kaos In The Garden (http://wehavekaosinthegarden.blogspot.com/) – já conhecidíssimo pelos seus famosos "bonecos".
Dos blogues antes (acima) referidos será justo deixar igualmente os endereços. Da Bet temos o Bettips (http://bettips.blogspot.com/), a cultura e o senso e a sensibilidade numa prosa rica, inovadora, elegante e metafórica. Além de nos brindar com as suas soberbas fotografias. Quanto a A Natureza do Mal (http://anaturezadomal.blogspot.com/) de Luís Januário, eu diria um blogue de pendor reflexivo, mas também de cunho altamente político.
O Voo da Coruja, do editor e livreiro José Ribeiro, trata-se essencialmente de uma colectânea de textos, quase todos da sua autoria.
E de grande qualidade, formal e substancialmente.