21/01/10

Uma imensa prisão


Sem darmos por isso, o mundo ocidental tornou-se uma imensa prisão. Estamos presos nas nossas próprias fronteiras. Depois dos atentados contra as Twin Towers, o medo e as medidas de segurança para protecção das pessoas estão a transformar-nos todos em prisioneiros domiciliários. As novas medidas de segurança que se preparam para os aeroportos, depois do incidentes dos últimos tempos, vão intensificar dramaticamente essa sensação. O uso de scanners irá tornar-se um símbolo dos nossos dias. Se a diminuição da liberdade individual era um dos objectivos do fundamentalismo islâmico, há que reconhecer que a sua estratégia está a ir muito bem.

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois... só que os que nunca puderam andar de avião mais os restantes que, na actualidade e em crescendo, se lhes acrescentam, nunca saíram da verdadeira prisão! Perspectivas?... Aconselho uma visita: há hospitais em Portugal que, pelo seu carácter de campanha e pela demagogia teimosa que vigora, não parecem de Portugal!... Visitem-se e imaginemos que é a nossa mãe ou o nosso pai que está lá... Para começar... visitemos o hospital de Leiria... e não devo dizer mais...

jotabil disse...

Caro
Parece que continua a incorrer o mesmo erro de percepção da realidade actual.
Não existe um mundo ocidental....existem dois mundos ocidentais que se digladiam no campo islâmico. Ou seja, utilizam uma estratégia indirecta nessa acção, terrivelmente, mortífera.É mesmo até à morte de um deles ou até um desfalecimento que o torne indeme perante o outro.
Os Islâmicos apenas são um campo de recrutamento para a concretização da modalidade mais significativa dessa estratégia indirecta que é, o terrorismo.
O Caro, nos seus juizos, apenas tem como referência a propaganda que diariamente constrói uma lógica anti-islâmia, para que a realidade concreta não seja avistada.
Leia alguma coisa, sobre Ratzel, Celeriér, Maahan, Mackinder, Spykman e começe a assimilar os conceitos de ciência politica e, sequentemente, política, eopolitica e geoestratégia.
Uma linha de pensamento que se projecta desde há uns séculos para a actualidade e daqui para o futuro, se granes perdas ou soluções de continuidade...
Não aceite facilmente a ideia de que os agarenos é que comandam as cobiças da actualidade...oxalá fossem eles....mas não são eles...existem outros poderes que se mantêm nos seus santuários a repensar sobre o modo como nos podem domesticar para manter o caudal das mais valias com que almentam as suas extraordinárias vidas.
Com que então os islamitas , que há cerca de cem anos se alimentavam a leite de camelo é que nos estão a cercar!!!!!...Não diga uma coisa dessas meu Caro filósofo ...não sejamos tão simplistas.
Sei que aceita o campo do absurdo de Camus e a sua esperança de ver um Sísifo feliz...sei que medita sobre o poeta da vontade que foi e é Nietzsche...sei que sopesa as recristalizações de T de Chardin até ao ómega já perto da verdade e de Deus, se eles existirem...e por isso fico atónito em como quer ser tão simples no entendimento da realidade do mundo onde actualmente vivemos.
Um pouco de inquietação sobre a realidade islâmica ser-lhe-ia propícia a uma necessária e boa reflexão.

cumps

jotabil disse...

Existem alguns erros ortográficos e inerme por "indeme"...mas a ideia entende-se...julgo.
Sorry.

maria correia disse...

No próprio dito mundo ocidental existem outras prisões, não sei se piores, talvez piores, num «mundo ocidental» que deveria primar pela igualdade: há milhões de «ocidentais» que nunca terão hipótese sequer de entrar num aeroporto pois mal têm para comer. E cada vez existem mais.