08/01/09

Um blogue moribundo

Gustave Courbet - Hombre Moribumdo

Desde há uns meses a esta parte que este blogue se encontra num estado de saúde periclitante, ao que se tem aliado uma tentação suicidária. Não é que a época que se vive não seja digna de comentário. Pelo contrário, tem todas as características que parecem marcar as épocas historicamente exaltantes. Nem se poderá acusar a profissão do blogger ou as trapalhadas da avaliação criadas pela mente da socióloga Rodrigues. Um cansaço persistente tem invadido as entranhas deste blogue e tudo se tem tornado mais pesado. O mundo, apesar da efervescência que lhe é própria, parece ter-se tornado insípido, doentiamente insípido. Sempre se pode acusar o blogger de sofrer de um cepticismo agudo e de, assim, não se abrir às mensagens subliminares que anunciam já novas auroras. É possível. Mas o pior é o tédio que tudo provoca, sejam as dores, sejam as alegrias, sejam as conquistas da humanidade, sejam as derrotas da civilização, seja a arte, seja a filosofia. Por enquanto, evitar-se-á a eutanásia, mas julgo que será difícil retirar nos próximos tempos este blogue da sua condição espectral. Nisso, porém, ele está de acordo com os tempos, pois o nosso tempo é o tempo dos espectros.

3 comentários:

maria correia disse...

Compreendo-o JCM. Deixe-me dizer-lhe que «o tempo dos especros» dá um belíssimo título para um livro.

José Ricardo Costa disse...

Não deves perder a esperança e até tens várias possibilidades à tua frente.

1. Filias-te no Bloco de Esquerda e voltas a acreditar no Manuel Germano;

2. Passas a ser membro da IURD;

3. Alugas um quarto em casa de uma comerciante, assassina-la uns meses depois e, caso tenha, uma irmã, que é para te poderes arrepender e encontrar o caminho da redenção e dizeres frases como " Se Deus não existe tudo é possível";

4. Há sempre a hipótese do absinto o que não deixa de ter o seu chic;

5. Dedicas-te àquelas coisas das energias, tipo Feng Shui ou lá o que é;

6. Filias-te no PS e transformas-te num homem novo;

7. Vicias-te em sexo depois de veres cinco vezes seguidas " O Império dos Sentidos";

8. Dás um tiro na cabeça, o que sempre pode dar algum descanso e tranquilidade mas também há o risco de tornar a vida mais monótona.

Como vês, alternativas não é coisa que falte.

JR

Alice N. disse...

Respeito e compreendo, mas o A VER O MUNDO faz muita, muita falta. Porque a excelência nunca é dispensável...
Alice