19/01/09

Entrevista a Alice Vieira

Não faria mal que todos meditassem na entrevista dada pela escritora Alice Vieira ao Público. Quando digo todos, quero dizer mesmo todos: pais, governantes, professores, cidadãos em geral. Como ela diz, aconteceu qualquer coisa terrível na educação nos últimos 30 anos: "tudo tem de ser divertido, nada pode dar trabalho". Foi o triunfo do eduquês e da psicologia light para parolos. Das palavras da escritora apenas relativizaria aquelas que subentendem uma boa intenção ministerial. Quanto ao que diz dos professores, sendo professor e estando hoje em greve, subscrevê-lo-ia. As pessoas precisam de compreender que o que correu mal não foi apenas nos ensinos básico e secundário. O ensino superior está também profundamente doente.

2 comentários:

Anónimo disse...

E o novo regime de habilitações para a docência agravará ainda mais a falta qualidade da formação inicial dos professores.

maria correia disse...

Subscrevo quase tudo o que diz a Alice Vieira,com excepção de algum laivo de «carinho» pelo actual ministério...realço, contudo, que o problema não é só nosso, mas da grande parte do mundo ocidental.